Notícias | Dia a dia | Australian Open
Kanepi derruba Sabalenka e iguala melhores Slam aos 36
24/01/2022 às 10h14

Kanepi chega às quartas de final de um Slam pela sétima vez, a primeira na Austrália

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Jogadora mais velha entre as que chegaram às oitavas de final deste Australian Open, Kaia Kanepi conseguiu mais uma grande vitória em Melbourne e está pela primeira vez nas quartas do torneio. A experiente estoniana de 36 anos, ex-top 15 e atual 115ª colocada, derrotou a número 2 do mundo Aryna Sabalenka por 5/7, 6/2 e 7/6 (10-7) em 2h19 de partida nesta segunda-feira.

O resultado faz com que Kanepi iguale as melhores campanhas da carreira em Grand Slam. Ela havia chegado duas vezes às quartas em Roland Garros, em 2008 e 2012, outras duas em Wimbledon, em 2010 e 2013, e mais duas no US Open, em 2010 e 2017. Já na Austrália, nunca havia passado da terceira rodada. Sua próxima rival será a polonesa Iga Swiatek, número 9 do ranking, em confronto inédito.

"É ótimo que eu também tenha conseguido chegar às quartas de final na Austrália. Eu achava que nunca jogaria bem aqui, porque durante minha carreira ouvi dizer que a Austrália não combina com todo mundo, e pensei que eu seria uma dessas pessoas que não gosta de jogar aqui. Mas nos últimos dois anos joguei muito bem", disse Kanepi após a partida em Melbourne.

A estoniana também comentou sobre por que tem resultados tão bons em Grand Slam, mas não consegue repeti-los com maior frequência durante o ano. Ela foi 15ª do mundo em 2012 e tem quatro títulos de WTA. "Talvez eu esteja mais focada nos Grand Slam porque gosto de grandes torneios. Além disso, gosto que tenhamos dias de folga após os jogos e os torneios estão em grandes cidades, com um ambiente agradável. Sim, acho que é isso".

Já Sabalenka, que ainda persegue seu primeiro título de Grand Slam e vinha de duas eliminações em semifinais, em Wimbledon e US Open do ano passado, tinha chance até de terminar o torneio como número 1 do mundo. Como a atual líder do ranking Ashleigh Barty já está nas quartas, a bielorrussa precisaria conquistar o título e torcer para a australiana não chegar à final.

Sabalenka manteve o saque durante todo o 1º set
Sabalenka venceu o primeiro set no detalhe. Apesar de ter feito quatro duplas faltas durante a parcial e escapado de um 15-40 quando o placar estava empatado por 5/5, a bielorrussa conseguiu passar todo o set sem sofrer quebras. No game seguinte, Kanepi não colocou nenhum primeiro serviço na quadra, e assim Sabalenka aproveitou o momento para encaixar uma sequência de boas devoluções com o backhand na cruzada e jogar de forma agressiva para conseguir a única quebra da parcial.

Kanepi começou o segundo set com 4/0 no placar
Mas logo na abertura do segundo set, Sabalenka fez cinco duplas faltas em dois games de serviço e permitiu duas quebras seguidas a Kanepi. A estoniana largou com 4/0 no placar e só teve o serviço ameaçado uma vez em toda a parcial, forçando assim o terceiro set. Com isso, Sabalenka teria que disputar seu 12º set em quatro partidas neste Australian Open até aqui.

Kanepi conseguiu mais uma quebra no início do último set. A estoniana venceu oito pontos em nove possíveis para já largar com 2/0 e sustentou a vantagem até 4/2 sem correr riscos em seu saque. Sabalenka salvou quatro break-points no sétimo game e depois devolveu a quebra no oitavo. Mas a bielorrussa voltaria a ter seus momentos de instabilidade com o saque e perdeu outro game de serviço. Kanepi sacou para o jogo e teve quatro match-points, mas Sabalenka escapou da derrota e devolveu a quebra.

A definição ficou para o tiebreak do terceiro set, disputado até dez pontos. A estoniana começou abrindo larga vantagem, chegando a liderar por 5-2. Sabalenka reagiu e venceu quatro pontos seguidos para virar para 6-5. Mas logo depois perdeu seus dois saques. O grande número de erros não-forçados da bielorrussa, 46 na partida contra 30 de Kanepi fez a diferença na reta final do jogo. A estoniana foi mais consistente para chegar à vitória.

Bielorrussa cometeu 15 duplas faltas no jogo
Sabalenka chegou a liderar a estatística de aces por 7 a 5 e também a de winners, por 36 a 30. Mas novamente teve problemas com o alto número de duplas faltas, foram 15 no total contra apenas 4 de Kanepi. A bielorrussa até procurou a ajuda de um especialista para fazer ajustes e correções em seu saque, recebendo dicas de Mark Philippoussis antes do torneio.

Comentários