Notícias | Dia a dia | Australian Open
Tsitsipas vence batalha de 5 sets e terá Sinner nas 4as
24/01/2022 às 10h30

Tsitsipas esteve por duas vezes atrás no placar, mas conseguiu virar contra Fritz

Foto: Peter Staples/ATP

Melbourne (Austrália) - No último jogo das oitavas de final da chave masculina do Australian Open, Stefanos Tsitsipas precisou superar uma difícil batalha de cinco sets para avançar na competição. Diante do norte-americano Taylor Fritz, o grego esteve por duas vezes atrás no placar, mas conseguiu a virada com parciais de 4/6, 6/4, 4/6, 6/3 e 6/4 em 3h23 de partida nesta segunda-feira.

Número 4 do mundo aos 23 anos, Tsitsipas ainda persegue seu primeiro título de Grand Slam e já tem duas semifinais na Austrália, em 2019 e também no ano passado. O grego desafia na próxima fase o jovem italiano de 20 anos Jannik Sinner, décimo do ranking. Eles já se enfrentaram três vezes, com 2 a 1 para Tsitsipas no histórico de confrontos. Sinner busca uma semifinal inédita em Slam.

Tsitsipas também passa a ter um retrospecto positivo em partidas definidas no quinto set. Agora, ele tem sete vitórias e seis derrotas nesses jogos. Já o eliminado Fritz, de 24 anos e atual 22º do ranking, fica com seis vitórias e sete derrotas no quinto set. Mas o norte-americano tem a comemorar sua melhor campanha em um Grand Slam, resultado que deve levá-lo ao top 20 do ranking mundial pela primeira vez na carreira.

"Eu dei tudo de mim na quadra hoje. Estou muito orgulhoso de mim mesmo com a forma como lutei e como me mantive consistente nos momentos cruciais. Eu estou sobrecarregado. A atmosfera do estádio estava incrível. É bom demais para ser verdade", disse Tsitsipas em sua entrevista na quadra. "Eu sabia que seria um duelo físico e estava focado em fazer o trabalho e não desistir. Só precisava um pouco mais de paciência e no final valeu a pena. Foi bom ter a torcida comigo".

Fritz esteve por duas vezes em vantagem no placar
Fritz teve um primeiro set impecável, não enfrentou break-points e cedeu apenas sete pontos em seus games de serviço, somente dois quando colocou o primeiro saque na quadra. Tsitsipas chegou a salvar dois break-points no quinto game, mas não evitou a quebra dois games mais tarde. No segundo set, o grego cuidou melhor de seus games de serviço e só perdeu três pontos com o próprio saque, aproveitando a única chance de quebra que teve, já no último game da parcial.

Com o jogo empatado, Tsitsipas começou o terceiro set salvando quatro break-points e voltaria a sofrer pressão constante em seus games de serviço. Fritz criou dez break-points durante a parcial, em que cometeu só três erros não-forçados e perdeu só quatro pontos no saque. O norte-americano aproveitou uma das chances de quebra para fazer 4/3 e chegou a ter quatro set-points no saque do grego, antes de fechar a parcial no game seguinte.

O quarto set começou com games longos, mas com amplo domínio dos sacadores. Tsitsipas só teria uma chance de quebra no oitavo game e prontamente aproveitou. Sacando para fechar a parcial e empatar a partida, o grego reverteu um 15-40. Já no último set, Tsitsipas disparou seis aces e não enfrentou break-points, além de só ter perdido dois pontos quando colocou o primeiro saque na quadra. Ele não deixou escapar a chance de quebra no penúltimo game da partida, antes de fechar o jogo em seu saque. O grego fez 19 a 13 em aces, 53 a 52 em winners e cometeu 44 erros não-forçados na partida contra 37 de Fritz.

Comentários