Melbourne (Austrália) - Classificado para as quartas de final do Australian Open pela primeira vez na carreira, Felix Auger-Aliassime quer apostar em um bom desempenho no saque e também em variações táticas para tentar surpreender o número 2 do mundo Daniil Medvedev. Isso porque o histórico de confrontos entre eles é desfavorável para o canadense, nono do ranking, que perdeu os três encontros anteriores.
"O nosso primeiro jogo foi há muito tempo e somos jogadores diferentes hoje, mas um dos confrontos foi há duas semanas e o outro no US Open. Então, sim, eu preciso tentar mudar as coisas. Não tenho nada a perder e vou tentar jogar bem e fazer algo diferente. Posso tentar variar o jogo o quanto quiser. Preciso fazer uma grande partida e sacar bem", disse Aliassime, que perdeu para Medvedev no Masters 1000 do Canadá em 2018, no US Open do ano passado e também na ATP Cup deste ano.
"Numa partida de quartas de final, você tenta se concentrar apenas no que pode fazer bem para tentar vencer. A realidade é que ele é quase o melhor jogador do mundo agora. Ele é o jogador a ser batido aqui. Eu preciso fazer uma grande partida. Eu preciso ser capaz de dar um grande esforço mental e fisicamente para passar", afirmou o canadense, que busca a segunda semifinal de Grand Slam da carreira.
Um dos fatores que pode aumentar a confiança de Aliassime é o fato de ele ter obtido uma vitória nesta segunda-feira sobre Marin Cilic, para quem havia perdido nos três confrontos anteriores. "Esta foi minha primeira vitória contra ele, em um momento importante. Isso aumenta a minha autoconfiança", disse após a vitória por 2/6, 7/6 (9-7), 6/2 e 7/6 (7-4).
"Eu disse a ele no final da partida, que ele é um campeão pelo jeito que joga e pelo jeito que se porta. Precisei jogar no meu melhor nível para conseguir essa vitória. Estou realmente aliviado e feliz por passar, especialmente do jeito que fiz", acrescentou o jovem jogador de 21 anos.
"Ele estava batendo muito bem na bola no início da partida. Fiz um game ruim no 4/2, mas no resto do set acho que ele estava jogando melhor do que eu e fazendo tudo melhor. O segundo set foi apertado, mas crucial. Você não pode se dar ao luxo de perder dois sets contra ele, teria sido muito difícil de virar. Então aquele tiebreak foi decisivo. E no terceiro set, comecei a me sentir cada vez melhor".