Notícias | Dia a dia | Australian Open
Monfils: 'Não vou ganhar 20 Slam, mas um eu posso'
26/01/2022 às 01h21

Melbourne (Austrália) - Não foi desta vez que o francês Gael Monfils disputará uma primeira final de Grand Slam. Ele foi eliminado do Australian Open nesta terça-feira em batalha de cinco sets e 3h49 de duração com o italiano Matteo Berrettini, válida pelas quartas de final do torneio. Após a derrota, o veterano parisiense lamentou não ter conseguido jogar bem no quinto set e manteve suas esperanças para o futuro.

“Acho que não consegui manter o ritmo. Vou continuar tentando, ainda tenho alguns anos pela frente para me dar a oportunidade de estar aqui novamente e espero que possa fazer melhor. Levo muitas coisas positivas comigo. Estive em posição de bater um top 10 nos dois últimos Grand Slams, mas ao mesmo tempo tem sido muito difícil para mim. Ainda não perco a fé, preciso de uma chance. Não vou ganhar 20 Grand Slam, mas espero ser capaz de fazer isso ao menos uma vez”, disse Monfils.

“Trabalho para isso e ainda tenho confiança de que posso fazê-lo. É complicado, estou no circuito há 20 anos e ainda não estou fazendo a coisa certa , mas quem sabe? Talvez este ano tudo mude. Nunca tomei a decisão certa ao longo da minha carreira. É algo que aceitei, estou bem com isso, mas também acho que posso fazer uma vez antes de terminar a carreira. Aí está a minha fé”, acrescentou o francês.

Monfils lamentou que às vezes as pessoas se lembrem dele por curto período ruim da carreira. “É tão engraçado que alguns ficam com isso em comparação com tudo o que conquistei, então vou lá e jogo bem. Tomei algumas decisões erradas e talvez seja tarde demais para mudar, mas só preciso de uma chance”, falou o atual 20 do mundo, reforçando a crença na possibilidade de vencer um Slam.

Ao analisar mais profundamente seu desempenho abaixo no quinto set, ele deu o crédito a Berrettini. “Esquecem que estava enfrentando um top 10, mais jovem e mais experiente que eu, que já me venceu nas quartas e sabe o que é chegar nas semifinais e final (de Grand Slam). Ele lidou com tudo muito bem, jogou de forma agressiva. Minhas táticas não foram suficientes no começo, mas como eu disse, estou em forma, acredito em mim mesmo”.

Por fim, o francês tentou explicar o que o separa de uma grande conquista. “Talvez ganhar os pontos importantes e mostrar o meu melhor tênis lá na quadra. É fácil falar, eu sei, mas na quadra eu tenho que tomar a decisão certa. Os melhores são os melhores por isso: naquele segundo eles são capazes de tomar a melhor decisão e sabem lidar com a pressão. Isso é algo que não se aprende, a experiência dá a você, mas mesmo com experiência você precisa tomar a decisão certa”, finalizou.

Comentários