Notícias | Dia a dia | Australian Open
Swiatek sai do buraco e anota suada virada em 3h
26/01/2022 às 02h36

Melbourne (Austrália) - Para conseguir alcançar pela primeira vez uma semifinal de Australian Open, a polonesa Iga Swiatek teve que mostrar resiliência e poder de recuperação. Nesta quarta-feira, ela chegou a ficar um set e uma quebra atrás da estoniana Kaia Kanepi, mas lutou bravamente até o fim e depois de 3h02 de confronto venceu de virada, com o placar final de 4/6, 7/6 (7-2) e 6/3.

Atual número 9 do mundo, a polonesa vai voltar ao top 5 com a campanha em Melbourne, indo para a quarta colocação com a semi. Ela poderá ser número 3, sua melhor marca, se for campeã, mas para isso terá que vencer mais dois jogos, o próximo deles contra a norte-americana Danielle Collins, que levou a pior na única vez que cruzou com Swiatek até então.

O primeiro set da partida foi de muitas pancadas e muitos erros não forçados das duas tenistas, com 22 para Swiatek e 20 para Kanepi. O desenho do jogo favoreceu o estilo de jogo da estoniana, mais acostumada e bater firme na bola e tentar jogar pontos mais curtos. Após salvar break-points no segundo, quarto e sexto games, ela aproveitou a primeira chance que teve e quebrou a polonesa.

Em desvantagem, Swiatek não teve forças para se recuperar e no máximo conseguiu salvar cinco set-points com o saque no nono game. A polonesa também vendeu caro a derrota no set, salvando mais quatro set-points no serviço de Kanepi, que só foi aproveitar a oitava chance que teve no geral.

Kanepi saiu quebrando no segundo set, mas desta vez a polonesa conseguiu sair do buraco e se recuperou em grande estilo, anotando dois breaks seguidos para abrir 4/1. A estoniana não desistiu e buscou a igualdade no 4/4. Sem novas quebras, veio um tiebreak no qual Swiatek foi superior e assim empatou a partida.

No terceiro e decisivo set, Swiatek conseguiu variar mais o jogo, saiu um pouco das trocas de bolas francas com a rival e isso já foi o suficiente para lhe dar uma margem melhor no duelo. A polonesa venceu os dois primeiros games, mas perdeu os dois seguintes. Veio então uma sequência de quebras, com três para a campeã de Roland Garros em 2020 e só uma contra, selando assim sua virada.

Além do alto número de erros não forçados das duas oponentes, com 50 para Swiatek e 62 para Kanepi, outro fator de destaque na partida foram as duplas faltas da polonesa, que cometeu 12 contra apenas quatro da estoniana, que terminou com quatro bolas vencedoras a mais (35 a 31).

Comentários