Notícias | Outros
Juvenis terão técnico em quadra e mudanças no ranking
28/11/2017 às 14h13

Jogos Olímpicos da Juventude passam a valer mil pontos no ranking

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - A ITF anunciou um pacote de mudanças no circuito mundial juvenil que já passam a valer em 2018. A Federação Internacional é quem administra as competições internacionais da categoria 18 anos.

Uma das novidades é a possibilidade da entrada dos técnicos em quadra, como já acontece na elite do circuito profissional feminino da WTA. A medida precisa ser aprovada por cada torneio no caso dos Grand Slam, Jogos Olímpicos da Juventude (que acontecem em Buenos Aires no ano que vem) e ITF Junior Masters. A entidade deverá publicar a regulamentação no futuro.

Por conta do fato de muitos torneios não contarem com juízes de linha e terem árbitros de cadeira apenas nas fases finais, também fica abolido a marcação do let quando o saque toca na rede. Isso já foi testado recentemente em torneios de nível challenger e também no Next Gen ATP Finals em Milão.

Os custos para a realização de um torneio também ficam menores para os organizadores. Os requisitos mínimos de hospitalidade foram reduzidos para torneios ITF G3. Em vez de oferecerem hospedagem completa para todos os jogadores da chave principal e para um técnico por país, os eventos agora só precisam fornecer cama e café da manhã para os jogadores e não são obrigados a oferecer acomodação para os técnicos.

Também serão feitas mudanças no ranking. Os Grand Slam e Jogos Olímpicos da Juventude passam a dar 1.000 pontos para o campeão e 600 para o vice, enquanto o vencedor do ITF Junior Masters receberá 750 pontos com 450 para o outro finalista.

Os torneios de nível GA passam a dar 500 pontos para o campeão e não mais 250 como acontecia anteriormente. Já as competições continentais de nível GB1, GB2 e GB3 terão pontuação equivalente aos torneios G1, G2 e G3.

Para evitar distorções, a ITF deverá aplicar a mudança na pontuação apenas a partir do dia 2 de abril. Antes disso, já em dezembro, será formado um "ranking fantasma" atualizado semanalmente e que servirá de base para as inscrições nos torneios dos primeiros três meses do ano.

Veja como fica distribuída a pontuação nos torneios

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva