Notícias | Dia a dia | Australian Open
Medvedev: 'Fiquei pensando no que Novak faria'
26/01/2022 às 14h32

Medvedev conseguiu uma virada de dois sets abaixo pela segunda vez na carreira

Foto: Peter Staples/ATP

Melbourne (Austrália) - Depois de conseguir uma difícil virada pelas quartas de final do Australian Open, Daniil Medvedev diz que buscou inspiração no número 1 do mundo Novak Djokovic para conquistar a virada diante do canadense Felix Auger-Aliassime nesta quarta-feira em Melbourne. O russo havia perdido os dois primeiros sets e ainda chegou a salvar um match-point no quarto set, mas conseguiu sobreviver na competição e garantir o confronto com Stefanos Tsitsipas na semifinal. 

"Eu não estava jogando o meu melhor, enquanto Felix estava jogando incrivelmente bem. Ele estava sacando bem, sendo agressivo e eu realmente não sabia o que fazer. Não sei se as pessoas estão gostando, mas disse a mim mesmo: 'O que Novak faria?'", disse Medvedev na entrevista para Jim Courier ainda em quadra.

"Ao ouvir um misto entre aplausos e vaias do público, ele acrescentou. "Foi o que veio à minha cabeça porque ele é um dos maiores campeões do nosso esporte, assim como o Roger e Rafa. Eles também já venceram muitos jogos assim", comenta o russo, que marcou as parciais de 6/7 (4-7), 3/6, 7/6 (7-2), 7/5 e 6/4 em 4h42 de partida.

O russo voltou a falar sobre isso diante dos jornalistas na entrevista coletiva. "Ainda sou jovem e tenho que tirar o que posso dos melhores. Depois eu até acrescentei que Rafa e Roger também fizeram isso várias vezes, mas tiveram algumas lesões nos últimos anos. Então, eu joguei mais vezes contra o Novak, como quando comecei a ser bom, fiz mais partidas e mais treinos contra ele. Alguns jogos, ele ganhou, e em algumas eu ganhei. Lembro de vê-lo vencer assim contra o Tsitsipas e o Musetti em Roland Garros".

"E eu estava lá perdendo por 2 sets a zero, com a confiança zero em mim e no resultado da partida. Então eu pensava: 'O que os melhores jogadores do mundo fariam?'. Eu faço parte desse grupo, mas ainda sou jovem e estou muito longe deles em títulos de Grand Slam e tudo mais. Durante a partida eu só pensei: Apenas seja como Novak. Mostre a ele que você é melhor".

O número 2 do mundo também avalia que a breve paralisação da partida por chuva e para o fechamento do teto na Rod Laver Arena foi um fator determinante para virar o jogo. "Quando eles fecharam o teto, senti que o momento do jogo estava mudando e que eu poderia jogar melhor. Tentei fazê-lo trabalhar e lutar até o último ponto e consegui elevar meu nível".

Já sobre o match-point que salvou no quarto set, ele lembra que sequer permitiu a Aliassime disputar o ponto. "No match point, eu consegui sacar bem. Havia momentos de pressão na partida, não apenas o match-point em si, mas eu lidei com eles muito bem a partir do terceiro set".

Comentários