Notícias | Dia a dia | Australian Open
Barty triunfa na Austrália e encerra jejum de 44 anos
29/01/2022 às 07h13

Melbourne (Austrália) - Depois de 44 anos de jejum, uma mulher australiana volta a triunfar dentro de casa no Australian Open. Coube à número 1 do mundo Ashleigh Barty conseguir o feito, derrubando a norte-americana Danielle Collins em sets diretos na final deste sábado, com placar final de 6/3 e 7/6 (7-2), anotado depois de 1h29 de confronto.

Primeira tenista da casa a disputar uma final em Melbourne desde que Wendy Turnbull foi derrotada pela tcheca Hana Mandlikova em 1980, Barty conseguiu repetir a conquista de Chris O’Neill, última australiana a faturar o título do torneio, derrotando Betsy Nagelsen na decisão de 1978.

Com a conquista deste domingo, Barty levará para casa uma premiação de 2.875.000 de dólares australianos (R$ 10,8 milhões), enquanto do outro lado Collins ficará com um prêmio de 1.575.000 de dólares australianos (R$ 5,9 milhões). A australiana garantiu a manutenção da liderança no ranking com a campanha em Melbourne e a norte-americana irá debutar no top 10, se tornando a melhor de seu país na WTA.

Início com finalistas tensas

A final começou nervosa, com as duas tenistas um pouco tensas e com as sacadoras prevalecendo nos games iniciais. Barty foi a primeira a encarar break-point, salvando um no quinto game. Logo na sequência foi a vez da atleta da casa pressionar o serviço de Collins, que na primeira oportunidade cedida acabou levando a quebra.

Com o placar favorável, Barty foi se soltando mais e teve um leve domínio da situação, machucando Collins com seus slices e conseguindo mandar mais nos pontos com a direita. A australiana administrou a vantagem até o fim e fechou o primeiro set com 73% de aproveitamento no serviço, levando a melhor nas bolas vencedoras (11 a 7) e cometendo um erro não forçado a mais (9 a 8).

Barty busca incrível recuperação no 2º set

A virada de set fez bem à norte-americana, que voltou mais solta para o segundo. Ela confirmou o serviço no game inicial e logo em seguida impôs uma rara quebra a Barty, que até então havia perdido o saque apenas uma vez em todo o torneio, nas oitavas de final contra Amanda Anisimova. A australiana teve duas chances de devolver o break em seguida, mas não conseguiu.

O jogo então foi para o lado de Collins, que se soltou em quadra e foi ficando cada vez mais confiante. A norte-americana voltou a quebrar a rival e abriu confortável vantagem de 5/1. Só que a australiana não se rendeu, lutou para devolver o primeiro dos breaks e se manteve firme na segunda vez que a norte-americana sacou para o jogo, repetindo a quebra para deixar tudo igual em 5/5.

Sem novas quebras, a definição da partida foi para o tiebreak, em que Barty controlou melhor o momento e aproveitou o embalo de sua arrancada final para dominar Collins, que venceu apenas dois games e viu a australiana comemorar o seu terceiro título de Grand Slam.

Embora tenha perdido o saque duas vezes pela primeira vez no torneio, a australiana terminou mais uma partida em sua campanha no torneio com bom desempenho nos serviços, somando 10 aces e com aproveitamento de 66%. Ela conseguiu quase o dobro de bolas vencedoras a mais que Collins (30 a 17) com os mesmos 22 erros não forçados para cada lado.

Comentários