Melbourne (Austrália) - Nascido em São Paulo e com pais brasileiros, o norte-americano Bruno Kuzuhara conquistou o título juvenil do Australian Open neste sábado, derrotando o tcheco Jakub Mensik em uma disputadíssima final definida em três sets e após 3h43 de duração, que terminou com o placar de 7/6 (7-4), 6/7 (6-8) e 7/5.
Tendo já triunfado nas duplas ao lado de Coleman Wong na sexta-feira, o tenista de 17 anos se tornou o quarto jogador dos EUA na Era Aberta a conquistar o título juvenil de simples na Austrália, seguindo os passos de Andy Roddick, Donald Young e Sebastian Korda. Ele foi o primeiro jogador desde o tcheco Jiri Vesely, em 2011, a vencer os eventos de simples e duplas.
"É uma maneira chata de vencer, mas desejo a Jacob uma rápida recuperação. Foi uma grande luta", disse Kuzuhara. Nós nos empurramos até o fim. Grande jogo. Todos os dias o trabalho que colocamos está valendo a pena, como é mostrado hoje”, declarou o norte-americano nascido no Brasil.
Absolute warriors in this boys' singles final 👏
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 29, 2022
Take a bow, Bruno Kuzuhara & Jakub Mensik!#AusOpen · #AO2022
🎥: @wwos · @espn · @Eurosport · @wowowtennis pic.twitter.com/Y77BgBfviE
“Gostaria de agradecer a todos em casa, a todos os meus amigos e familiares que ficaram acordados para assistir a esta partida. Todos até no Brasil e aos meus amigos no Japão”, acrescentou Kuzuhara, que chegou a falar rapidamente em português e em japonês em seu discurso de campeão.
Kuzuhara prestou homenagem aos fãs em quadra, que incluiu a atual campeã de Roland Garros, a tcheca Barbora Krejcikova, que estava na torcida pelo jovem compatriota Mensik. "É sempre um torneio incrível, um dos que eu sempre quis vir e jogar. Gostaria de agradecer a todos nas arquibancadas. Vocês foram incríveis esta noite”.
The future is bright for this 17-year-old 🏆
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 29, 2022
🇺🇸Bruno Kuzuhara · #AusOpen · #AO2022 pic.twitter.com/nvwZ5dkRP1