Los Angeles (EUA) - O filme biográfico "King Richard: Criando campeãs", que narra a história de Richard Williams e os primeiros passos das irmãs Venus e Serena no tênis, recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo na categoria principal, de melhor filme do ano. A lista de indicados foi divulgada na manhã desta terça-feira. A 94ª edição do Oscar 2022 será em 27 de março.
Para a categoria de melhor filme, os demais indicados são "Belfast", "Não olhe para cima", "Duna", "Licorice pizza", "Ataque dos cães", "No ritmo do coração", "Drive my car", "O beco do pesadelo" e "Amor, sublime amor".
O filme é estrelado por Will Smith no papel principal, e que rendeu a indicação ao prêmio de melhor ator. Richard Williams traça planos ambiciosos para as filhas desde quando elas eram crianças e jogavam nas quadras públicas de Compton, na Califórnia. A família supera a desconfiança, barreiras e preconceitos no início da sua trajetória, o que não abalava a crença de que um dia alcançariam o sucesso.
— King Richard Film (@KingRichardFilm) February 8, 2022
Outra atuação destacada foi a de Aunjanue Ellis. Ela interpreta Oracene, mãe de Venus e Serena, e foi indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante. A música "Be Alive", da cantora Beyoncé, foi indicada ao prêmio de melhor canção original. O filme ainda concorre nas categorias e melhor roteiro original, escrito por Zach Baylin, e melhor edição de imagens.
Exibido nos cinemas brasileiros em dezembro do ano passado, King Richard pode ser assistido atualmente no serviço de streaming HBO Max, por assinatura, ou em plataformas on-demand como o YouTube Premium, NOW, Apple TV e Google Play.