Notícias | Dia a dia
Monteiro surpreende e elimina o top 40 Ramos
08/02/2022 às 16h58

Após superar Ramos, Monteiro desafia o também espanhol Fernando Verdasco

Foto: Argentina Open

Buenos Aires (Argentina) - Em sua partida de estreia no ATP 250 de Buenos Aires, Thiago Monteiro conseguiu um ótimo resultado. O número 1 do Brasil e 104º do mundo eliminou o espanhol Albert Ramos, número 32 do mundo e cabeça 7 do torneio, por duplo 6/3 em 1h20 de partida nesta terça-feira.

Esta foi a primeira vitória de Monteiro em quatro jogos contra Ramos por chaves principais de torneios da ATP. Já considerando também os qualificatórios e eventos de nível challenger, o espanhol lidera o histórico de confrontos por 4 a 2. Ramos vinha da conquista de seu quarto título de ATP em Córdoba, no último domingo à noite.

Garantido nas oitavas de final, Monteiro enfrenta o espanhol Fernando Verdasco, ex-top 10 e atual 201º do ranking aos 38 anos. O cearense de 27 anos tem uma vitória e uma derrota contra seu próximo adversário na competição.

Nesta semana, Monteiro tem 45 pontos a defender, referentes às quartas de final que fez em Buenos Aires ainda em 2020. E nas duas próximas semanas, terá que manter outros 180 pontos. Em 21 de fevereiro, caem 45 do Rio Open de 2020 e mais 45 do Australian Open de 2021. Já na semana seguinte, em 28 de fevereiro, caem 90 pontos referentes à soma dos resultados de Santiago (2020) e Córdoba (2021).

Monteiro conseguiu quatro quebras e só perdeu um game de saque
Monteiro teve um bom início de partida, chegando a vencer 12 pontos de 14 possíveis para abrir 4/1 no placar do primeiro set. Até então, ele só havia perdido três pontos em seus games de serviço. Na reta final do set, precisou escapar de três break-points, dois deles quando sacava para fechar, mas conseguiu definir a parcial.

A vantagem de Monteiro ficou ainda maior depois que ele conseguiu uma quebra logo no início do segundo set para fazer 2/1. O cearense chegou a permitir o empate logo na sequência, mas retomou rapidamente a liderança no placar. Depois disso, o número 1 do Brasil não teria mais o saque ameaçado até o final do jogo. Deu tempo ainda para uma nova quebra de serviço a favor do brasileiro já no último game da partida. Monteiro aproveitou quatro dos cinco break-points que teve contra Ramos e só perdeu um game de serviço.

Comentários