Notícias | Dia a dia
Detalhe em foto de Peng é visto com preocupação
10/02/2022 às 10h17

Reflexo do chefe de gabinete do Comitê Olímpico Chinês foi visto no espelho de braços cruzados

Foto: Bernard Papon/Presse Sports

Pequim (China) - Um detalhe nas fotos publicadas pelo jornal francês L'Equipe junto com a entrevista que fizeram com a chinesa Shuai Peng intrigou muitos e manteve em alta a preocupação sobre a segurança da tenista. Isso porque o chefe de gabinete do Comitê Olímpico Chinês (COC), Wang Kan, foi visto observando atentamente a ex-número 1 do mundo de duplas.

Um dos jornalistas do L'Equipe que participaram da entrevista, Marc Ventouillac disse à Associated Press esta semana que Peng parecia estar saudável, mas ao ser perguntado se achava que a atleta estava segura, ele admitiu: “É impossível dizer”.

Ventouillac admitiu que poderia ser “uma parte da comunicação ou da propaganda do Comitê Olímpico Chinês para mostrar que não há problema com Peng Shuai”, principalmente em meio a uma enorme manifestação de preocupação. “É importante para o Comitê Olímpico Chinês, para o Partido Comunista e para muitas pessoas na China tentar mostrar: 'Não, não há caso Peng Shuai'”, disse.

+ Peng: 'Não entendo preocupação, nunca desapareci'
+ Após entrevista, WTA cobra encontro com Peng
+ Peng encontra autoridades e acompanha Jogos de Pequim

“Ela respondeu nossas perguntas sem hesitar com, imagino, respostas que conhecia, já sabia o que ia dizer. Disse o que esperávamos que dissesse”, acrescentou Ventouillac, enfatizando que isso não prova que a entrevista tenha sido forjada.

Andrea Worden, professora de estudos do leste asiático na Universidade Johns Hopkins, disse à Deutsche Welle que a presença de Kan sugeria que o governo chinês estava no controle do processo e do roteiro. “Ele estava presente para garantir que ela não saísse do roteiro”.

Comentários
Omaki
Arena BTG