Dubai (Emirados Árabes) - Com longa experiência no circuito, Simona Halep inicia em Dubai um período de testes sem um treinador fixo. A romena havia encerrado no ano passado uma longa e vitoriosa parceria com o australiano Darren Cahill, e jogou na Austrália no início da temporada acompanhada por seus compatriotas Daniel Dobre e Adrian Marcu, que já haviam trabalhado anteriormente com ela. Desta vez, viajou para os Emirados Árabes na companhia apenas de um parceiro de treinos.
"Não tenho treinador agora, tenho apenas um sparring e ele está viajando comigo esses dias. No momento, não estou procurando um técnico, estou apenas curtindo meu tempo sozinha e espero poder fazer um bom trabalho", disse Halep ao jornal The National, em Dubai. "Sinto um pouco de liberdade, então acho que tenho que aproveitar esse momento. Não vou dizer que é a melhor situação, mas estou ansiosa para experimentá-la e ver como vai ser".
Ex-número 1 do mundo e vencedora de dois Grand Slam, Roland Garros em 2018 e Wimbledon no ano seguinte, Halep é a atual 22ª colocada no ranking da WTA. A romena passou mais de sete temporadas seguidas no top 10, mas caiu um pouco no ranking no ano passado, depois de ter ficado três meses sem jogar por uma lesão na panturrilha. O problema a tirou de Roland Garros, Wimbledon e Jogos Olímpicos de Tóquio.
E mesmo depois de se recuperar, ainda sofreu com novas lesões, que comprometeram seu calendário. Já no início da atual temporada, venceu um WTA 250 em Melbourne, antes do Australian Open. Durante o primeiro Grand Slam de 2022, ela chegou às oitavas de final, sendo superada pela francesa Alizé Cornet.
Bicampeã em Dubai, nos anos de 2015 e 2020, Halep estreia nesta segunda-feira ao meio-dia (de Brasília) contra a norte-americana Alison Riske, 55ª do ranking. A ex-número 1 venceu os três duelos anteriores. Questionada se agora ela fará sua própria observação em torneios para garantir que ela esteja bem preparada para seus oponentes, a romena disse: "Conheço todas as meninas e confio em mim mesma de que vou saber como jogar em algumas partidas".