Notícias | Dia a dia | Australian Open
Federer usa bem o saque para estrear com vitória
16/01/2018 às 07h54

Federer acertou 72% do primeiro saque e não sofreu quebras

Foto: Site oficial

Melbourne (Austrália) - O suíço Roger Federer disparou 12 aces e ganhou 77% dos pontos em que acertou o primeiro saque para iniciar bem a tentativa de defender seu título no Australian Open. O cabeça 2 superou o esloveno Aljaz Bedene em sets diretos e parciais de 6/3, 6/4 e 6/3.

O suíço de 36 anos anotou assim sua 326ª vitória em nível Grand Slam em 378 tentativas e a 88ª em Melbourne, ampliando seus recordes. Em 19 participações no Australian Open, jamais perdeu na primeira rodada.

Seu adversário de quarta-feira será o alemão Jan-Lennard Struff, que mais cedo não teve trabalho com o coreano Soonwoo Kwon e passou com parciais de 6/1, 6/2 e 6/4. Federer venceu o 55º do ranking no único duelo entre eles, ocorrido na grama de Halle de 2016.

Bedene, que jamais ganhou uma partida em Melbourne em seis participações, viu um adversário muito ofensivo desde o primeiro game. Além de sacar muito bem e partir sempre para os winners, o suíço também devolveu sempre dentro da quadra.

Sufocado, o esloveno só começou a jogar melhor na segunda série. Se no primeiro set tirou quatro pontos no serviço de Federer, no outro set chegou a ter dois break-points no quarto game. O cabeça 2 já se mostrava mais relaxado, forçando jogadas com algum exagero e portanto com mais erros não forçados.

Sempre com quebras precoces, Federer novamente dominou cedo o terceiro set e fechou sua primeira partida da temporada com 11 aces e um total de 41 winners, o dobro do esloveno, com 79% dos pontos vencidos com o primeiro saque.

No mesmo setor da chave está o francês Richard Gasquet, cabeça 29, e assim potencial adversário do suíço na terceira rodada. Ele superou sem sustos o esloveno Blaz Kavcic, por 6/1, 6/4 e 7/5, e terá pela frente o quali italiano Lorenzzo Sonego, que tirou o holandês Robin Haase, placar de 6/3, 7/5, 6/7 (6-8) e 7/5.

Comentários