Santiago (Chile) - Thiago Monteiro conquistou uma de suas maiores vitórias da carreira na noite desta quarta-feira no ATP 250 de Santiago, ao superar de virada o argentino Federico Delbonis, 37º do ranking, por 3/6, 6/4 e 6/1, após 2h06, se classificando para as quartas de final da competição.
"Foi um jogo duro, a primeira vez que consigo ganhar do Delbonis num ATP", afirmou o número 1 do país, que vinha de quatro derrotas para o canhoto argentino, a mais recente delas no saibro de Belgrado em maio do ano passado.
"Choveu um pouco durante o primeiro set, o que deixou a quadra mais lenta. Como ele estava mais adaptado, já saiu melhor logo no primeiro game. Não aproveitei o break point que tive, mas estava me sentindo bem e comecei a ser mais agressivo e também a me defender melhor, fazendo ele se mexer em quadra", analisou.
Na sexta-feira, Monteiro reencontrará pela segunda semana seguida o jovem argentino Sebastian Báez. Ele perdeu duas finais de challenger seguidas para ele, mas vingou-se na semana passada na primeira rodada do Rio Open, com virada.
"Estou feliz com esta vitória e por fazer mais uma quartas. Agora é me preparar para mais um desafio contra o Báez, que é um jogador muito sólido. Preciso estar solto e subir o nível", finalizou o cearense, que faz a sua segunda quartas de final do ano, igualando a campanha do ATP 250 de Adelaide.
Ao igualar a campanha do ano passado em Santiago, Monteiro pode ainda perder sete posições no ranking. Caso atinja as semifinais, no entanto, ficará muito perto novamente do top 100.