Notícias | Dia a dia
Vesely volta a surpreender e joga final em Dubai
25/02/2022 às 17h02

Vesely passou Cilic, Bautista, Djokovic e Shapovalov na semana em Dubai

Foto: DDF Tennis Championships

Dubai (Emirados Árabes) - A semana de ótimos resultados de Jiri Vesely no ATP 500 de Dubai ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira. Um dia depois de eliminar Novak Djokovic nas quartas, em jogo que também determinou a perda da liderança do ranking para o sérvio, Vesely voltou a surpreender. Atual 123º colocado, o tcheco eliminou o canadense Denis Shapovalov, 14º do mundo, em duelo de três tiebreaks por 6/7 (7-9), 7/6 (7-2) e 7/6 (7-3) em 3h12 de partida.

No início da semana, Vesely também havia vencido os experientes Marin Cilic e Roberto Bautista Agut. Vindo do qualificatório, o tcheco tem seis vitórias seguidas na semana. O canhoto de 28 anos, e ex-número 1 do ranking juvenil, chegou a ocupar o 35º lugar da ATP em 2015. Ele tem dois títulos no circuito, o último há dois anos em Pune, na Índia.

A final em Dubai será a quarta na carreira profissional de Vesely e a primeira em um ATP 500. Em busca do maior título da carreira, o tcheco desafia o russo Andrey Rublev, em confronto inédito no circuito. Diante do atual número 7 do mundo, ele busca sua quinta vitória contra top 10 na carreira.

A equilibrada semifinal começou melhor para Vesely, que abriu 3/0 no placar. O tcheco permitiu o empate no sexto game e não aproveitou os dois break-points que teve na reta final do set. No primeiro tiebreak do jogo, Shapovalov levou a melhor e saiu na frente no placar. O segundo set foi inteiramente sem quebras, com apenas um break-point salvo pelo canadense. O tcheco largou muito bem no tiebreak e abriu 4-0, administrando o placar.

Os sacadores também vinham muito bem no início do terceiro set, até que Shapovalov escapasse de um 0-40 no oitavo game para fazer 4/4, e conquistasse uma quebra logo depois para sacar para o jogo. O canadense não aproveitou a chance e a definição ficou para mais um tiebreak. Vesely se manteve muito firme no saque, sem perder pontos, além de vencer dois pontos importantes nas devoluções.

Comentários