Notícias | Dia a dia
Nadal dá show e 'carimba' o nº 1 de Medvedev
26/02/2022 às 03h08

Acapulco (México) - Ninguém conseguiu ainda ganhar de Rafael Nadal em 2022, nem mesmo o futuro número 1 do mundo Daniil Medvedev, que amargou na madrugada deste sábado sua segunda derrota consecutiva e a quinta em seis confrontos diante do canhoto espanhol. Nadal salvou todos os 11 break-points que encarou, venceu com as parciais de 6/3 e 6/3 e buscará contra o britânico Cameron Norrie o tetracampeonato no ATP de Acapulco.

Campeão num 250 e no Grand Slam de Melbourne em janeiro, Nadal tem agora 14 vitórias seguidas no melhor início de temporada de toda sua carreira. Esta é a 127ª final que irá disputar em busca do 91 título no geral e o 25º sobre o piso sintético. Nos três duelos que já fez contra Norrie, ganhou todos os oito sets disputados.

Nadal já é o mais jovem e o mais velho campeão nos 29 anos de história do torneio de Acapulco, tendo vencido aos 18 anos em 2005 e aos 33 em 2020, marca que obviamente poderá ser quebrada na noite deste sábado.

Com a queda de Stefanos Tsitsipas na semi, o espanhol poderá também recuperar o quarto lugar do ranking caso chegue ao título. Ele subiria para 6.515, 70 a mais do que o grego totalizou. Nadal estaria então há exatos 1.000 pontos do terceiro colocado Alexander Zverev.

Primeiro set muito consistente
Nadal usou vários aspectos táticos de sua recente vitória de virada na histórica final do Australian Open. Recuou para receber o forte saque do russo e entrar nos pontos, variou com slices na paralela e chamou várias vezes o adversário para a frente com curtinhas. O russo forçou o tempo todo, a ponto de fazer 16 winners (contra 9) mas também 14 erros não forçados (diante de meros três do espanhol).

Para completar sua atuação consistente, Nadal ainda acertou 70% do primeiro saque neste set inicial e com isso não ofereceu break-points. O máximo foi um 0-30 perigoso no quinto game, imediatamente depois de ter obtido a quebra necessária. Um tanto perdido no plano de jogo, Medvedev tentou por diversas vezes subir à rede atrás do saque e o percentual de sucesso foi baixo.

Nadal salva 11 break-points
O cabeça 1 de Acapulco não escondia estar pouco à vontade com o ritmo da partida e começou o segundo set com mais uma série de erros técnicos e táticos. Perdeu o saque e viu o adversário fazer verdadeiras mágicas para evitar um total de 11 break-points, quatro no quarto game e nada menos que sete no eletrizante serviço seguinte.

O russo enfim não jogava mal e buscou jogadas inusitadas, como uma sequência de deixadas de backhand, mas não achava uma forma de superar o espírito de luta e a criatividade do veterano espanhol. Nadal finalmente fechou um serviço com facilidade, indo a 5/3, e Medvedev perdeu a paciência para cair em exatas duas horas.

Comentários