Notícias | Dia a dia
Svitolina vence jogo duro e revê Osorio nas quartas
04/03/2022 às 01h09

Svitolina busca revanche diante da jovem colombiana em Monterrey

Foto: Abierto GNP Seguros

Monterrey (México) - Principal jogadora na disputa do WTA 250 de Monterrey, Elina Svitolina foi bastante exigida, mas voltou a confirmar seu favoritismo e garantiu seu lugar nas quartas de final do torneio mexicano em quadras de piso duro. Em seu segundo jogo na semana, a número 15 do mundo venceu a búlgara Viktoriya Tomova, 103ª do ranking, por 7/6 (7-3) e 3/6 e 6/2 em 2h24.

Em um primeiro set com quatro quebras para cada lado, Svitolina teve que disputar muitos ralis longos contra Tomova e muitas vezes seus golpes pareciam sair sem peso. No oitavo game, a ucraniana contou com duas duplas faltas da adversária para quebrar e fazer 5/3. Ela perdeu a chance de sacar para o set, cedeu a virada para 6/5, mas devolveu a quebra e venceu a parcial no tiebreak.

O segundo set teve apenas uma quebra a favor de Tomova, que venceu a parcial sem enfrentar break-points. A búlgara também começou melhor na parcial decisiva, abrindo 2/0, mas Svitolina reagiu. Já na reta final da partida, a ucraniana passou a jogar de forma mais agressiva, assumindo o controle dos ralis de fundo e definindo cada vez mais pontos com o forehand. Ela também teve sucesso nas devoluções para quebrar três vezes e vencer seis games seguidos.

Mais uma vez, a tenista de 27 anos entrou em quadra utilizando as cores da bandeira ucraniana. Ela já havia feito isso na estreia contra Anastasia Potapova. Svitolina prometeu doar o prêmio que conseguir no torneio ao exército de seu país e também para projetos de ajuda humanitária aos desabrigados pelo conflito. Pela vaga nas quartas, está arrecadando US$ 5.800. O torneio vale 280 pontos no ranking e a campeã receberá US$ 31 mil.

A próxima adversária de Svitolina em Monterrey será a colombiana Camila Osorio, sul-americana mais bem colocada no ranking de simples da WTA, ocupando atualmente o 44º lugar aos 20 anos. Elas já se enfrentaram no ano passado, em Tenerife na Espanha, e Osorio levou a melhor. Aquela foi a primeira vitória contra top 10 na carreira da jovem colombiana.

Wang chega às quartas e encara Fernandez
Quem também garantiu vaga nas quartas de final foi a chinesa Qiang Wang, experiente jogadora de 30 anos e ex-número 12 do mundo. Atualmente apenas no 116º lugar do ranking, Wang venceu a egípcia Mayar Sherif por 6/0, 6/7 (2-7) e 6/3. A próxima rival da chinesa será a canadense Leylah Fernandez, cabeça 2 do torneio e atual campeã em Monterrey.

Também está definido um confronto espanhol entre Sara Sorribes, 36ª do ranking, e Nuria Parrizas Diaz, 51ª colocada. Cabeça 4 no México, Sorribes venceu a francesa Harmony Tan por duplo 6/2. Já Parrizas eliminou a britânica Heather Watson por 6/4 e 7/6 (7-2).

Bia volta a atuar nesta sexta-feira
Já Beatriz Haddad Maia, número 1 do Brasil e 69ª do mundo, volta a atuar na sexta-feira pelas quartas de final. Após duas vitórias na competição, a paulistana de 25 anos espera pela vencedora do jogo entre a tcheca Marie Bouzkova e a croata Petra Martic, que fazem o último jogo na rodada desta quinta. 

Comentários