Notícias | Copa Davis
Davis: Brasil joga em setembro e aguarda bom sorteio
06/03/2022 às 10h20

Londres (Inglaterra) - Derrotado em casa pela forte Alemanha no fim de semana, o Brasil perdeu a chance de disputar pela primeira vez o Grupo Mundial da nova Copa Davis, agora composto de apenas 16 países que lutarão pelo título em duas fases, a primeira em setembro e a outra em novembro.

Caberá ao time do capitão Jaime Oncins jogar em 16 e 17 de setembro o Grupo Mundial I, que é composto por 24 países entre os 12 derrotados deste fim de semana no qualificatório e os 12 que venceram a repescagem do Grupo Mundial I. Esse grupo terá 12 cabeças de chave, conforme o ranking a ser divulgado nesta segunda-feira, e estes serão sorteados para enfrentar um dos outros 12 países no formato de sede alternativa e escolha de piso.

Além do Brasil, perderam o qualificatório Equador, Romênia, Finlândia, Colômbia, Canadá, Eslováquia, Hungria, Noruega, Japão, República Tcheca e Áustria. Na repescagem do Grupo Mundial I, venceram Chile, Índia, Turquia, Portugal, Israel, Nova Zelândia, Ucrânia, Paquistão, Peru, Suíça, México e Bósnia.

É muito provável que o Brasil seja cabeça de chave desse grupo, ao lado de outros bem classificados no atual ranking, como Canadá, Áustria, Colômbia, Japão, República Tcheca, Chile e Índia. Dessa forma, os mais prováveis adversários do time brasileiro em setembro são Romênia, Finlândia, Noruega, Turquia, Israel, Nova Zelândia, Ucrânia, Paquistão, Peru, Suíça e México, restando definir se Eslováquia ou Bósnia entrarão de cabeça.

O Brasil precisa ganhar esse duelo de setembro para ter nova chance de jogar o Grupo Mundial em 2023. Se vencer, garantirá vaga no qualificatório de março do próximo ano, exatamente como aconteceu nesta temporada.

A disputa pelo título em 2022
Agora reduzido a 16 participantes, o Grupo Mundial que definirá o título de 2022 garantiu a presença de várias potências, já que Alemanha, Espanha, França, Itália, EUA, Austrália e Argentina venceram o qualificatório neste final de semana. Também jogarão Holanda, Cazaquistão, Bélgica, Coreia e Suécia.

Esses países se juntam a três que já estava classificados: a Croácia por ser o atual vice e os convidados Sérvia e Grã-Bretanha. Campeã do ano passado, a Rússia está provisoriamente vetada devido à suspensão imposta pela Federação Internacional e seu lugar será definido até lá.

Esses 16 países serão divididos em quatro grupos de quatro, cada um disputado num país diferente, entre 16 e 17 de setembro. Os campeões de cada grupo avançam para a semifinal, em novembro, aí em sistema de eliminatória simples. O local ainda não foi acertado.

Comentários