Londres (Inglaterra) - Andy Murray é mais um grande nome do tênis que se junta para ajudar os refugiados da guerra na Ucrânia. O ex-número 1 do mundo anunciou nesta terça-feira que vai doar os ganhos de seu prêmio em dinheiro pelo resto do ano para os esforços ao ramo britânico do Unicef para ajudar crianças na Ucrânia. A entidade tem fornecido às famílias acesso a água potável e alimentos para auxiliar famílias que foram forçadas a fugir do conflito.
"Mais de 7,5 milhões de crianças estão em risco com a escalada do conflito na Ucrânia, então estou trabalhando com o Unicef para ajudar a fornecer suprimentos médicos urgentes e kits de educação infantil", escreveu Murray, em suas redes sociais. "O Unicef está trabalhando para permitir o acesso ao aprendizado para crianças deslocadas, além de apoiar a reabilitação de escolas danificadas, juntamente com equipamentos e móveis de reposição".
"Vou doar meus prêmios em dinheiro pelo resto da temporada, mas qualquer pessoa no Reino Unido pode apoiar a resposta humanitária do Unicef fazendo uma doação para nosso apelo. As crianças na Ucrânia precisam de paz. Agora.", acrescentou o ex-líder do ranking mundial, que está atualmente em Indian Wells para o primeiro Masters 1000 da temporada.
Murray é um embaixador global do Unicef, além de apoiar também as organizações United for Wildlife, Malaria No More e World Wildlife Fund. Em 2013, liderou a campanha Rally For Cancer no Queen's Club, que arrecadou dinheiro para o The Royal Marsden, um centro de câncer que tratou seu amigo e ex-jogador da ATP Ross Hutchins. O britânico recebeu o Prêmio Humanitário Arthur Ashe em 2014.
Over 7.5m children are at risk with the escalating conflict in Ukraine, so I’m working with @UNICEF_uk to help provide urgent medical supplies and early childhood development kits. 1/3
— Andy Murray (@andy_murray) March 8, 2022
I’m going to be donating my earnings from my prize money for the rest of the year, but anyone in the UK can support UNICEF’s humanitarian response by donating to our appeal by following this link - https://t.co/Z2mNGQ3xh8
— Andy Murray (@andy_murray) March 8, 2022
Children in Ukraine need peace - now. 🇺🇦 🙏
3/3