Indian Wells (EUA) - Ex-número 1 do mundo, a japonesa Naomi Osaka teve uma temporada passada turbulenta e com duras questões mentais para resolver. Por causa disso, ela perdeu alguns torneios, não teve bom desempenho nos que jogou e caiu para a atual 78ª colocação no ranking. Só que agora a tenista de 24 anos parece ter superado sua pior fase e está otimista em dar a volta por cima.
“Senti a diferença na Austrália. Quando joguei minha última partida contra a Amanda (Anisimova), saí da quadra pensando que tinha dado o meu melhor, que tive match-points. Não vivo mais no passado. É um pouco complicado porque sou uma pessoa perfeccionista e sempre fica a pergunta na minha cabeça: será que vou conseguir jogar dessa forma?”, falou Osaka.
A japonesa mudou sua mentalidade e agora encara seus jogos e torneios com mais leveza. “Aprendi a aproveitar mais o meu tempo. Treinei toda a minha vida para estar aqui jogando tênis. Quando eu tiver 70 anos, provavelmente será um pequeno capítulo para mim. Tenho que aproveitar enquanto posso, estou tentando apreciar cada torneio”, afirmou a nipônica.
“Honestamente, sinto que estou em paz comigo mesma. Outro dia eu estava assistindo a partidas do qualificatório e lembrei que antes as pessoas que cruzavam comigo costumavam me dizer: 'Ganhe o torneio, tenho ingressos para a final'. Agora, elas me diziam: 'Espero que você se divirta’. Sei que não é uma grande mudança, mas realmente significa muito para mim”, acrescentou.
Campeã em Indian Wells quatro anos atrás, Osaka se mostra confortável no torneio, principalmente por já saber como é vencê-lo. Contudo, ela também tem noção de que a caminhada será difícil, a começar pela dura estreia com a norte-americana Sloane Stephens, que faz um grande começo de temporada. O jogo acontece nesta quinta-feira às 20h (de Brasília).
“É difícil não pensar nas boas lembranças que tenho do torneio, mas acho que estou em um momento completamente diferente na minha vida agora. Estou apenas focando na minha primeira rodada, que é bem difícil. Tenho que colocar muita energia nisso e vou jogo a jogo”, finalizou Osaka.