Notícias | Copa Davis
Sérvia vai substituir a Rússia na fase final da Davis
14/03/2022 às 09h24

Londres (Inglaterra) - Como campeã de 2021, a equipe russa estava automaticamente classificada para as finais da Copa Davis em 2022, mas com a suspensão por meio da ITF sua vaga ficou em aberto. Nesta segunda-feira foi definido que a Sérvia, semifinalista perdedor no ano passado mais bem colocado no ranking, ocupará o seu lugar na disputa e abrirá assim uma vaga de convidado.

O Comitê Diretivo das finais da Copa Davis anunciará um convite a uma nação substituta em breve. Essa equipe competirá ao lado da Croácia, atual vice-campeã, da Sérvia, que foi semifinalista, da convidada Grã-Bretanha e das 12 nações que registraram vitórias nas eliminatórias de 2022.

A fase de grupos das finais acontecerá em quatro cidades em setembro. A fase eliminatória, com partidas de quartas de final, semifinais e final, será realizada em uma quinta cidade em novembro. Esses locais serão anunciados oportunamente.

Outro time também punido, Belarus deveria competir nos playoffs do Grupo Mundial I de 4 a 5 de março de 2022. Seu adversário, o México, recebeu uma vitória por w.o. e competirá no Grupo Mundial I em setembro.

Para garantir que o número correto de equipes competirá no Grupo Mundial I e ​​no Grupo Mundial II em setembro, a nação perdedora mais bem classificada nos playoffs do Grupo Mundial I (Uzbequistão) competirá no Grupo Mundial I e as duas nações perdedoras mais bem classificadas dos playoffs do Grupo Mundial II (China e Tailândia) competirão no Grupo Mundial II.

Copa Billie Jean King tem ainda mais mudanças

Também atual campeã da Copa Billie Jean King, a Rússia não poderá disputar as finais do torneio e assim como na Copa Davis abriu vaga para a semifinalista de 2021 mais bem colocada no ranking, que no caso é a Austrália. Só que no caso feminina a mudança acabou tendo ainda mais impacto, porque as australianas disputariam a fase eliminatória em abril.

Com a vaga já garantida, a Austrália não competirá nas eliminatórias, de 15 a 16 de abril. Seu oponente, a Eslováquia, avançará diretamente para as finais. Situação semelhante acontecerá com a Bélgica, que enfrentaria Belarus por um lugar na fase final e com a suspensão das rivais também ganharão a vaga sem precisar competir.

Austrália, Eslováquia e Bélgica se juntarão à Suíça, vice-campeã de 2021, nas finais de 2022, ao lado das nações vencedoras das sete eliminatórias restantes.

Comentários