Notícias | Dia a dia
Kontaveit sofre virada e é mais uma top 10 a cair
14/03/2022 às 20h22

Kontaveit foi superada pela tcheca Marketa Vondrousova em 2h50 de partida

Foto: Divulgação

Indian Wells (EUA) - O início das disputas do WTA 1000 de Indian Wells segue implacável para as principais cabeças de chave e várias top 10 seguem caindo precocemente. A estoniana Anett Kontaveit, número 5 do mundo, foi mais uma que não conseguiu confirmar o favoritismo e parou ainda na terceira rodada. Ela perdeu para a tcheca Marketa Vondrousova, 33ª do ranking, por 3/6, 7/5 e 7/6 (7-5) em 2h50 de partida.

"Foi um jogo muito duro e estava muito quente hoje. Ela é uma grande jogadora e nós lutamos até o último ponto. Então foi um jogo maluco e estou muito feliz por ter avançado", disse Vondrousova durante a entrevista em quadra. Ela marcou sua terceira vitória em quatro jogos diante de Kontaveit no circuito.

A partida começou melhor para Kontaveit, que conseguiu duas quebras e chegou a vencer quatro games seguidos no primeiro set. Já na parcial seguinte, Vondrousova abriu 3/0. A tcheca teve sucesso ao combinar drop-shots e lobs, sempre trazendo a adversária à rede. A estoniana chegou a devolver a quebra e buscar o empate por 3/3, mas voltaria a perder o saque.

Vondrousova recebeu atendimento no pé esquerdo no intervalo entre os sets. A parcial decisiva teve altos e baixos, com três quebras para cada lado. Kontaveit chegou a liderar por 4/2 e não sustentou a vantagem. Já no tiebreak, a tcheca foi mais consistente e venceu o jogo. Apesar de Kontaveit ter feito mais winners, 43 a 35, ela também cometeu 54 erros contra 37 da tcheca.

Apenas três top 10 seguem no torneio
Com a eliminação de Kontaveit nesta segunda-feira, restam apenas mais três top 10 no torneio. A grega Maria Sakkari e a polonesa Iga Swiatek já estão nas oitavas. Já a espanhola Paula Badosa, atual campeã do torneio, atua no complemento da rodada em busca de sua vaga. Também foram eliminadas precocemente Aryna Sabalenka, Karolina Pliskova, Garbiñe Muguruza e Ons Jabeur, já as duas primeiras Ashleigh Barty e Barbora Krejcikova não disputaram o torneio.

Algoz da estoniana, Vondrousova está com 22 anos e tem como melhor ranking da carreira o 14º lugar. Apesar de ter conquistado apenas um título no circuito, conquistado ainda em 2017, a canhota tcheca já disputou uma final de Roland Garros em 2019 e foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Apesar de muito jovem, já teve que conviver com sérias lesões e chegou a operar o punho esquerdo em 2019.

A próxima adversária de Vondrousova será a cabeça 21 do torneio Veronika Kudermetova, nascida na Rússia e atualmente sob bandeira neutra no circuito. Ela liderava o placar contra a tcheca Marie Bouzkova por 6/4 e 0/2, antes de a rival abandonar a disputa. O confronto das oitavas será inédito no circuito.

Comentários