Indian Wells (EUA) - Bicampeã do WTA 1000 de Indian Wells, em 2012 e 2016, e finalista da edição passada do torneio, Victoria Azarenka se despediu ainda na terceira rodada da competição. A ex-número 1 e atual 15ª do ranking perdeu nesta segunda-feira para a cazaque Elena Rybakina, 20ª colocada, or 6/3 e 6/4 em 1h34 de partida.
Rybakina, de 22 anos e com 1,84m de altura, sacou muito bem durante toda a partida. A jovem cazaque disparou cinco aces e só enfrentou um break-point. Quando colocou o primeiro serviço em quadra, venceu 86% dos pontos. Já nas devoluções, criou oito break-points, mas conseguiu apenas duas quebras, uma em cada set. Ela também fez 20 a 14 em winners.
"Eu estava muito focada no meu saque, porque eu sei que posso sacar bem. É uma arma para mim e hoje funcionou muito bem. Então estou muito feliz por isso. Victoria é uma grande campeã e fico feliz por ter jogado contra ela e por ter vencido hoje", disse Rybakina, que enfrentou Azarenka pela primeira vez no circuito.
Rybakina gets the W ✅
— wta (@WTA) March 15, 2022
🇰🇿 Elena Rybakina halts 2021 finalist Azarenka to make her first fourth round appearance at #IndianWells! pic.twitter.com/ibHygwFmVp
Apesar da eliminação precoce, Azarenka não deve perder tanto espaço no ranking logo depois de Indian Wells. Como a edição do ano passado foi disputada no segundo semestre, por conta da pandemia e de ajustes de calendário, a experiente jogadora de 32 anos vai manter seus 650 pontos até 17 de outubro. Durante a partida, a bielorrussa se sentiu mal em quadra e precisou ser amparada pela árbitra brasileira Paula Vieira.
A próxima adversária da cazaque será a suíça Viktorija Golubic, de 29 anos e 51ª do ranking, que venceu a italiana Jasmine Paolini por 7/5, 1/6 e 7/6 (7-4). Rybakina venceu o único duelo anterior contra Golubic, disputado na temporada de 2019 em Nanchang, na China.