Notícias | Dia a dia
Nadal vence a 18ª seguida e vai enfrentar Kyrgios
16/03/2022 às 20h09

Nadal superou o grande sacador Reilly Opelka nesta quarta-feira em Indian Wells

Foto: BNP Paribas Open

Indian Wells (EUA) - A série invicta de Rafael Nadal, que faz o melhor início de temporada da carreira aos 35 anos, ficou ainda maior nesta quarta-feira. O espanhol marcou sua 18ª vitória seguida e garantiu lugar nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells. Atuando diante de um dos melhores sacadores do circuito, ele superou o norte-americano Reilly Opelka, 17º do ranking, por 7/6 (7-4) e 7/6 (7-5) em 2h11 de partida.

Campeão do Australian Open e também do ATP 250 de Melbourne e do 500 de Acapulco neste início de temporada, Nadal aparece atualmente no 4º lugar do ranking da ATP. O espanhol enfrenta na próxima rodada o convidado australiano Nick Kyrgios, ex-número 12 do ranking e atual 132º colocado. Eles já se enfrentaram oito vezes e Nadal lidera o histórico por 5 a 3.

Tricampeão em Indian Wells nos anos de 2007, 2009 e 2013, Nadal é o recordista de vitórias em torneios da série Masters 1000, agora com 401 triunfos. Mas o recorde de títulos pertence ao sérvio Novak Djokovic, que tem 37 troféus, um a mais que o espanhol. Durante a campanha em Indian Wells, Nadal já passou também pelo norte-americano Sebastian Korda e pelo britânico Daniel Evans.

O primeiro set seguiu inteiramente sem quebras até o tiebreak. Nadal chegou a ter um break-point quando o placar estava empatado por 3/3 e Opelka havia cometido duas duplas faltas, mas o norte-americano encaixou três ótimos primeiros serviços e se livrou da pressão. O espanhol sacou muito bem e só perdeu três pontos em seus games de serviço durante o primeiro set.

O tiebreak começou equilibrado, até que Nadal conseguisse duas boas devoluções seguidas. Na primeira, apenas bloqueou o saque de Opelka. Na segunda, novamente tirou o peso e colocou a bola na quadra. Em ambos os casos, o norte-americano cometeu erros não-forçados, permitindo ao espanhol abrir vantagem. Ele finalizou o set logo na sequência. Opelka fez 16 a 9 em winners, mas cometeu 19 erros não-forçados contra apenas 3.

Apesar de Nadal ter chegado a um break-point ainda no início do segundo set, Opelka foi o primeiro a quebrar na parcial e chegou a liderar por 4/2. O espanhol ainda escapou de três oportunidades de quebra no sétimo game, que poderiam deixá-lo em situação delicada no set. Mas apesar da vantagem momentânea do norte-americano, Nadal era cada vez mais eficiente nas devoluções e criava chances de quebra com maior frequência. Em seu quarto break-point na parcial, ele finalmente aproveitou para fazer 4/4.

A disputa permaneceu equilibrada e um novo tiebreak foi necessário. Mas antes disso, Opelka ainda encarou um game com sete minutos de duração quando perdia por 6/5. A pressão sobre o saque do adversário na reta final do set também impactou no início do tiebreak. Nadal abriu vantagem e chegou a liderar por 4-1. O espanhol continuou sacando muito bem para se manter à frente no placar. O norte-americano salvou os dois primeiros match-points em seu saque, mas não evitou a derrota na terceira chance do espanhol. Opelka liderou a contagem de aces por 9 a 6 e a de winners por 33 a 20, mas cometeu 39 erros não-forçados, enquanto Nadal fez apenas 15.

Comentários