Notícias | Dia a dia
Alcaraz derruba o atual campeão e desafia Nadal
18/03/2022 às 00h16

Alcaraz ainda não perdeu sets em Indian Wells e sofreu apenas uma derrota na temporada

Foto: BNP Paribas Open

Indian Wells (EUA) - Com uma campanha impecável em Indian Wells, Carlos Alcaraz chega sem perder sets à sua primeira semifinal de Masters 1000. O jovem espanhol de 18 anos superou na noite desta quinta-feira o britânico Cameron Norrie, atual campeão do torneio e número 12 do mundo, por 6/4 e 6/3 em 1h44 de partida. Com isso, ele é o mais jovem semifinalista de Indian Wells desde Andre Agassi em 1988.

Alcaraz já tem dois títulos de ATP e ocupa o 19º lugar do ranking mundial. Em busca da terceira e mais importante final de sua carreira, ele terá um duelo espanhol contra Rafael Nadal, de 35 anos, no próximo sábado. O único duelo anterior foi disputado no saibro de Madri no ano passado, com vitória de Nadal, justamente no dia que Alcaraz completava seu aniversário de 18 anos.

O início de temporada tem sido excelente para Alcaraz, que já venceu 12 jogos em 2022 e perdeu apenas um, em uma batalha de cinco sets contra o italiano Matteo Berrettini no Australian Open. Ele chegará à semifinal de Indian Wells carregando dez vitórias seguidas no circuito. Por outro lado, Nadal faz o melhor início de temporada da carreira e venceu todos os 19 jogos que disputou este ano.

Durante a campanha em Indian Wells, Alcaraz eliminou nomes experientes. Ele cedeu apenas dois games ao top 15 Roberto Bautista Agut na terceira rodada . Também passou em sets diretos nas oitavas pelo veterano francês Gael Monfils. Ainda na estreia, venceu o norte-americano Mackenzie McDonald, 59º do mundo.

O duelo das quartas de final em Indian Wells começou melhor para Norrie, que conseguiu uma quebra logo no game de abertura e criou break-points nos quatro primeiros games de saque de Alcaraz na partida. Mas o britânico não aproveitou seu grande número de chances e deixou o espanhol reagir rápido. Por duas vezes, Alcaraz esteve com uma quebra atrás e conseguiu reagir até buscar o empate por 4/4.

O jovem espanhol tentava ser agressivo do fundo de quadra, jogava em cima da linha e controlava os ralis com seu forehand. Ele também era capaz de entreter o público com jogadas de efeito e mostrando ótimos reflexos junto à rede. Alcaraz voltaria a quebrar no último game do primeiro set, terminando a parcial com 22 a 15 em winners e 16 erros não-forçados contra 8 de Norrie.

Assim como aconteceu no set inicial, Norrie também foi o primeiro a quebrar no segundo set e abriu 2/1. Mas logo depois o britânico recebeu um atendimento médico na região do quadril. Na volta, Alcaraz devolveu a quebra e estabeleceu o controle da partida. Ele conseguiu mais três quebras e venceu cinco dos últimos seis games disputados. Alcaraz fez 37 a 22 em winners e cometeu 22 erros contra 16 do britânico.

Comentários