Notícias | Dia a dia
Alcaraz: 'Tenho nível para enfrentar os grandes'
20/03/2022 às 13h03

Alcaraz já tem quatro vitórias contra top 10 e eliminou nomes experientes em Indian Wells

Foto: Peter Staples/ATP

Indian Wells (EUA) - Depois de encerrar sua melhor participação em um Masters 1000, com a semifinal de Indian Wells, Carlos Alcaraz sai do torneio satisfeito com seu desempenho. Eliminado por Rafael Nadal em um batalha de 3h12 no último sábado, o jovem espanhol de 18 anos e já 19º do ranking acredita que está cada vez mais próximo do nível dos melhores do mundo e que tem capacidade de ser competitivo contra os grandes nomes.

"Bem, foi uma partida difícil. Mas eu estava jogando contra o Rafa. Saio do torneio feliz. Saí de quadra feliz com o nível e com o desempenho. Na primeira vez que joguei contra o Rafa, ele me destruiu. Agora jogamos o terceiro set. Fiz um jogo mais apertado com ele. Eu estou realmente feliz", disse Alcaraz, após a derrota por 6/4, 4/6 e 6/3 para Nadal. Este foi o segundo encontro entre eles, sendo que Nadal havia vencido com facilidade no saibro de Madri no ano passado.

Durante a campanha até a semifinal, Alcaraz chegou a derrotar o atual campeão Cameron Norrie e também passou por nomes experientes como Gael Monfils e Roberto Bautista Agut. Ele já tem quatro vitórias contra top 10 na carreira. "Acho que no ano passado foram muitas primeiras vezes para mim. Quero dizer, a primeira vitória em um Grand Slam, o primeiro Masters 1000... Muitas primeiras vezes".

"Agora eu já disputei mais partidas contra jogadores do top 10 e atuei em grandes estádios. Acho que agora estou mais maduro e sei como controlar as emoções. Agora eu sei que este é o meu nível. Sei como jogar contra esse tipo de jogador. Isso é o mais importante", acrescentou o vencedor de dois títulos de ATP, e quem 12 vitórias e apenas duas derrotas no ano.

Alcaraz reconhece que entrou no jogo muito nervoso, mas que conseguiu se controlar melhor no decorrer da partida. "No primeiro set eu estava jogando contra o Rafa e contra mim mesmo. Mas depois eu pensei: 'Ok, estou jogando contra o Rafa, mas vou mostrar meu nível'. Eu precisava dar 100% em quadra para ser capaz de vencê-lo ou chegar perto da vitória. Em alguns momentos, achei que seria capaz de vencer o Rafa. Pensei que poderia ganhar no terceiro set. Mas ele tem mil vidas. Se ele está perdendo, é capaz de jogar em grande nível nos momentos difíceis".

"Provavelmente foi a derrota em que mais me diverti em quadra. Sorri um pouco com vários pontos incríveis do Rafa. Me diverti mesmo tendo perdido. Estou saindo do torneio feliz", comenta o tenista, que terá o melhor ranking da carreira após o torneio. Ele também falou sobre o fato de ter ventado muito durante a segunda parcial. "No segundo set, tinha muito vento. Sobrevivemos. Acho que não foi uma partida de tênis naquele momento".

Comentários