Miami (EUA) - Francisco Cerundolo, argentino que tem pouca intimidade com a quadra dura, causou a grande surpresa do Masters 1000 de Miami até aqui ao eliminar o francês Gael Monfils, que vinha de boa fase, e em sets diretos. Em apenas 70 minutos e com sucesso ao salvar os cinco break-points que encarou, fechou o placar por 6/2 e 6/3.
Cerundolo disputa o primeiro torneio de nível Masters 1000 da carreira. Aos 23 anos, é atualmente o 103º do ranking, mas já figurou no 76º há poucas semanas, justamente depois de atingir a semifinal do Rio Open. No ano passado, foi vice em Buenos Aires depois de sair do qualificatório.
¡Que siga la 'Franmanía'! 😍😍@FranCerundolo cierra así una noche soñada ante Monfils y avanza a 4ª ronda del @MiamiOpen 🙌pic.twitter.com/9EKCdDAb2G
— ATP Tour en Español (@ATPTour_ES) March 28, 2022
Monfils não jogava Miami desde 2016 e nunca pareceu confortável no piso muito lento que o levou a ter dificuldades com o saque e na definição de pontos. O francês tem três finais de nível 1000 na longa carreira e vinha em boa temporada, então com 11 vitórias em 15 possíveis, incluindo título em Adelaide.
O adversário de Cerundolo será o norte-americano Frances Tiafoe, que mais cedo eliminou justamente seu irmão mais novo, o canhoto Juan Manuel, com placar muito parecido: 6/3 e 6/2. Número 29 do ranking, Tiafoe tem apenas quatro vitórias em 2022 e esteve a apenas dois pontos da derrota na estreia diante de Brandon Nakashima.