Notícias | Dia a dia
Com grande virada, Alcaraz faz nova semi de Masters
31/03/2022 às 22h47

O espanhol de 18 anos repetiu a ótima campanha que havia feito em Indian Wells

Foto: Peter Staples/ATP

Miami (EUA) - O incrível início de temporada de Carlos Alcaraz continua nesta semana em Miami. Depois de ter sido semifinalista no primeiro Masters 1000 da temporada em Indian Wells, o jovem espanhol de 18 anos e já 16º do ranking repetiu a campanha na Flórida. Nesta quinta-feira, Alcaraz começou atrás no placar e conseguiu uma grande virada sobre o sérvio Miomir Kecmanovic, 48º do ranking, com parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 7/6 (7-5) em 2h23 de partida.

Alcaraz tem 16 vitórias e apenas duas derrotas na temporada, sendo que só perdeu para os top 10 Rafael Nadal em Indian Wells e Matteo Berrettini no Australian Open. Durante a campanha em Miami, eliminou grandes jogadores como Marin Cilic e Stefanos Tsitsipas antes da grande vitória sobre Kecmanovic. Seu próximo rival será o polonês Hubert Hurkacz, número 10 do mundo e atual campeão do torneio. O reencontro será às 20h (de Brasília) desta sexta-feira.

A primeira semifinal será às 14h, com Casper Ruud enfrentando Francisco Cerundolo. Enquanto o norueguês é o número 8 do mundo, o argentino é o 103º colocado e disputa seu primeiro Masters 1000. Os dois tenistas têm a mesma idade, 23 anos.

Pela campanha em Miami, Alcaraz já está debutando no top 15 do ranking mundial, cumprindo assim a meta que havia estabelecido para o início da temporada. Mas o espanhol pode ir além. Ele pode terminar a semana como número 11 do mundo e muito perto do top 10 em termos de pontuação em caso de título. O jovem tenista já tem duas conquistas no circuito da ATP, a mais recente no Rio Open deste ano.

Apesar da eliminação, Kecmanovic também tem um bom resultado a comemorar. O jovem sérvio de 22 anos chegou às quartas de final nos dois primeiros Masters 1000 da temporada. Além disso, eliminou na última terça-feira o campeão de Indian Wells, Taylor Fritz. Com o resultado, o pupilo de David Nalbandian deve igualar o melhor ranking de sua carreira, o 38º lugar.

Partida começou melhor para Kecmanovic 
Kecmanovic teve um ótimo início de partida, venceu 12 dos primeiros 15 pontos disputados e já largou com 3/0 no placar. O sérvio chegou a liderar por 4/1, no momento em que não havia enfrentado nenhum break-point no jogo, mas sofreria a quebra no sétimo game e permitiu o empate por 4/4 logo na sequência. Depois disso, os sacadores permaneceram impecáveis até o tiebreak. Durante o game-desempate, Kecmanovic se destacou por seus forehands angulados e devoluções no corpo para vencer com margem mínima. Alcaraz terminou o set com mais winners, 17 a 9, mas cometeu 16 erros não-forçados contra apenas 7 do sérvio.

Alcaraz teve grande atuação no segundo set
A reação de Alcaraz veio logo no início do segundo set. Desta vez, foi a vez de o espanhol abrir 3/0 no placar. O jovem jogador de 18 anos exibiu muita qualidade com os drop-shots e lobs, além de ter vencido nove dos onze pontos jogados na rede. Alcaraz também disparou 14 winners na parcial, sendo 11 com o forehand, contra apenas seis de Kecmanovic, e cometeu 10 erros contra cinco. O espanhol sacou muito bem e só enfrentou um break-point, justamente no último game do set.

Definição apenas no tiebreak do terceiro set
O equilíbrio da partida foi retomado no terceiro set, que seguiu inteiramente sem quebras ou break-points até o tiebreak. Kecmanovic fazia um jogo firme do fundo de quadra e com muita potência nos golpes dos dois lados, enquanto Alcaraz utilizava muito bem seu backhand, tanto nas paralelas, quanto nas cruzadas, além de se arriscar no saque e voleio e ter sucesso. O tiebreak começou um pouco nervoso, com erros de forehand dos dois lados, mas a reta final do jogo foi em altíssimo nível. O sérvio foi o primeiro a abrir vantagem e chegou a liderar por 5-3, mas Alcaraz conseguiu reagir e venceu os últimos quatro pontos da partida para fechar o jogo.

Alcaraz fez 52 a 19 em winners, com 35 bolas vencedoras com o forehand. O espanhol cometeu 40 erros não-forçados contra 16 de Kecmanovic. O jogo teve apenas três quebras de saque. Alcaraz aproveitou seus dois break-points e perdeu apenas um game de saque, ainda no primeiro set.

Comentários