Lima (Peru) - A participação brasileira no ITF JB1 de Lima, torneio Sul-Americano Individual, chegou ao fim nesta sexta-feira, com a queda da paulista Ana Candiotto na semifinal de duplas. Candiotto e a boliviana Masha Vrsalovic Gimenez foram superadas pelas paraguaias Leyla Britez Risso e Paulina Franco Martinessi por 6/7 (6-8), 6/4 e 10-5.
Paulista de 17 anos e 111ª do ranking, Ana Candiotto também havia alcançado as quartas de final na disputa individual nas quadras de saibro da capital peruana. Por isso, ela garante 100 pontos em simples, e mais 105 nas duplas.
Para a composição do ranking, são considerados os seis melhores resultados em simples e mais 25% das seis melhores pontuações nas duplas. Candiotto tenta se firmar entre as cem melhores e subir ainda no ranking nas próximas semanas em busca de vagas em Roland Garros e Wimbledon.
Também em Lima, as catarinenses Maria Turchetto, 186ª do ranking, e Carolina Laydner, 243ª colocada, foram superadas nas quartas. Ambas recebem 100 pontos. Já Victor Tosetto, 236º no ranking masculino, parou nas oitavas e recebe 60 pontos. O torneio ainda contou com Maria Luisa Oliveira e Henrique de Brito, eliminados na estreia.
Pignaton cai na semi de simples e é vice nas duplas
O juvenil de 16 anos Lucca Pignaton, que já disputou competições nacionais pela Federação do Espírito Santo treina atualmente nos Estados Unidos, caiu na semifinal do ITF J5 Tegucigalpa, em Honduras. Ele foi superado pelo salvadorenho Cesar Cruz, principal cabeça de chave do torneio, por 7/5 e 6/3.
Pignaton é o atual 797º do ranking mundial juvenil e disputou sua segunda semifinal seguida em Honduras. Pela campanha, ele faz 18 pontos na ITF. Além disso, ele disputou a final de duplas ao lado do norte-americano Tyler Nguyen, mas perdeu novamente para Cesar Cruz e o guatemalteco Marcos Castellanos por 2/6, 7/6 (7-4) e 10-5.