Notícias | Dia a dia
Tsitsipas: saibro é trampolim para grandes títulos
17/04/2022 às 15h23

Monte Carlo (Mônaco) - O grego Stefanos Tsitsipas começou da melhor forma possível a temporada de saibro na Europa, ao conquistar pelo segundo ano consecutivo o tradicional Masters 1000 de Monte Carlo. O número 5 do mundo diz que é acima de tudo um saibrista, mas que não vê motivo para não se dar bem em outros pisos.

"O saibro é onde me adapto de forma mais natural e há algum tempo procuro transferir isso para a quadra dura. Talvez não seja o caminho correto, já que algumas coisas que funcionam no saibro não servem para outras superfícies", avaliou. "Creio firmemente que posso vencer grandes torneios também na dura ou na grama, que aliás é minha quadra favorita. Me dói o fato de não ter jogado bem na grama nos últimos anos".

Tsitsipas revela que espera ter um grande desempenho nas próximas semanas para então deslanchar. "Preciso somar o máximo de pontos no saibro para ter tranquilidade e confiança e aó tentar me sair melhorar nas outras superfícies. Se conseguir, posso ficar entre os melhores do ranking. Quero integrar esse grupo de jogadores especiais que conseguem dar o máximo em cada torneio e por isso são os melhores no final da temporada".

O troféu erguido neste domingo foi o mais importante até agora, em sua própria avaliação. "Este título é mais especial do que aquele do ano passado, especialmente porque contei com o apoio do público. Me concentrei durante toda a semana para atingir um jogo consistente, trabalhar duro a cada ponto e chegar ao limite. Não pensei em tentar tantos winners e sim ter um tênis equilibrado".

Quanto à final deste domingo diante da surpresa Alejandro Davidovich Fokina, adversário desde os tempos de juvenil, Tsitsipas fez elogios ao espanhol. "Foi difícil enfrentar Alejandro porque ele é imprevisível, faz mais coisas que muitos outros tenistas e joga bem se está atrás do placar. Quando fica relaxado e pensa menos no marcador é quando se torna mais perigoso e é por isso que venceu tantos nomes importantes nesta semana. Não jogou tão bem a final, porque foi sua primeira. Eu consegui administrar melhor os nervos".

Comentários