Notícias | Dia a dia
Venus leva a melhor e supera Serena em Indian Wells
13/03/2018 às 00h54

Venus não vencia a irmã em sets diretos desde a final de Wimbledon de 2008

Foto: Arquivo

Indian Wells (EUA) - Com mais ritmo de competição, Venus Williams levou a melhor no duelo contra a irmã, Serena, e garantiu seu lugar nas oitavas de final do WTA Premier de Indian Wells. A atual número 8 do mundo superou a ex-líder do ranking, que atualmente não está posicionada por conta do longo afastamento do circuito, por 6/3 e 6/4 em 1h26 de partida.

Em 29 encontros entre as irmãs Williams, Venus reduz a desvantagem para a irmã ao marcar sua 12ª vitória. Por outro lado, Serena já ganhou 17 jogos e saiu vencedora em oito dos últimos dez encontros. A irmã mais velha também não conseguia uma vitória em sets diretos desde a final de Wimbledon em 2008. Válido pela terceira rodada na Califórnia, o encontro desta segunda-feira foi o mais precoce em um torneio desde 1998.

O duelo em Indian Wells também foi especial por conta do histórico das Williams no torneio. As irmãs se enfrentariam na semifinal de 2001, mas Venus desistiu do torneio por uma tendinite no joelho direito, o que causou a insatisfação do público. Na final diante de Kim Clijsters, Serena foi vaiada e recebeu ofensas de teor racista e, mesmo conquistando o título, decidiu boiocotar o torneio. A caçula das Williams só voltaria a jogar em Indian Wells em 2015, enquanto o retorno de Venus aconteceria no ano seguinte.

Serena disputou seu primeiro torneio de simples após o nascimento da filha Alexis Olympia em setembro. Ela não atuava em competições individuais desde o título do Australian Open do ano passado. A ex-número 1 do mundo conseguiu entrar em Indian Wells, porque beirava o vigésimo lugar quando o torneio fechou a lista de inscritos. Após o desconto dos 2 mil pontos obtidos em Melbourne, Serena está sem ranking. Com duas vitórias sobre Zarina Diyas e Kiki Bertens, ela deve aparecer no 495 lugar com 65 pontos.

Venus, por sua vez, segue na busca pelo título inédito em Indian Wells. A veterana de 37 anos enfrenta nas oitavas de final a letã Anastasija Sevastova, que derrotou a alemã Julia Goerges por duplo 6/3. A partida acontece já nesta terça-feira.

O começo de partida foi tenso, com Venus encontrando algumas dificuldades para confirmar o saque, mas sobreviveu aos dois break points que enfrentou. Com melhor ritmo de competição, ela sustentava melhor as trocas de bola e contou com erros da irmã para conquistar a única quebra do set inicial. Ao fim da disputa da primeira parcial, Venus havia cometido apenas sete erros não-forçados, dez a menos que Serena.

A situação de Serena ficou ainda mais delicada no começo do segundo set. A vencedora de 23 Grand Slam foi quebrada logo no game de abertura ao errar duas bolas seguidas. Pouco depois, fez uma dupla falta em um break point e viu a irmã liderar por 3/0. Serena chegou a devolver uma das quebras mas voltaria a perder o saque pouco depois.

Sacando para o jogo, quando já vencia por 5/2, Venus teve um match point, mas levou uma passada da irmã na paralela. Nos dois pontos seguintes, um voleio errado e uma dupla falta reduziram a diferença. A caçula das Williams confirmou o saque na sequência e teve um break point para empatar o set, mas errou a devolução. Em nova chance de definir a partida, a irmã mais velha sacou muito bem e selou sua classificação para as oitavas.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis