Piracicaba (SP) - Bianca Behulova surpreendeu o público da Copa Feminina de Tênis neste sábado. Eslovaca de 19 anos, ela superou a paulista Thaisa Pedretti, principal favorita ao título e dona de uma grande campanha até então, com o placar de 6/1 e 6/4 após 1h49 para carimbar a vaga na decisão do torneio
Quinta melhor tenista do Brasil e 427ª do ranking da WTA, Thaisa vinha embalada nas quadras do clube Cristóvão Colombo após vencer 36 dos 41 games disputados nas três partidas anteriores. Behulova, porém, não tomou conhecimento do retrospecto da paulista de 22 anos e conseguiu rapidamente tomar a frente do placar.
Contando um bom saque, que a ajudou a garantir o aproveitamento de 57% no primeiro e 94% no segundo saque, e um desempenho superior nos break-points (56%, contra apenas 25% da brasileira) ela dominou o duelo e carimbou a vaga para a decisão da competição disputada no interior de São Paulo, que começa às 10h30 deste domingo.
"Acredito que joguei um bom tênis aqui em Piracicaba, principalmente hoje, contra uma adversária muito boa", comentou Behulova. "Um ano atrás, quebrei a perna e tive que ficar longe das quadras. Estou muito feliz por finalmente estar recuperada e poder ter um desempenho tão bom. Torço para que essa campanha funcione como um novo início para minha carreira", finalizou.
Em busca do 1º título da carreira, Behulova terá como adversária a bielorrussa Jana Kolodynska, vencedora do confronto com a chilena Fernanda Labrana. Cabeça de chave 3, Jana saiu com o triunfo após marcar 7/6 (7-3) e 6/2 em 1h56. "Estou muito feliz por poder chegar na final. É muito importante também porque é minha primeira final desde a operação que tive que fazer. Sinto que meu jogo está muito bom aqui e que evoluo a cada jogo", comentou a jovem de 18 anos que ocupa a 723º no ranking do circuito feminino.
O sábado foi vitorioso também para a parceria de Sabastiani Leon e Laetitia Pulchartova. Tenistas dos Estados Unidos e da República Tcheca, respectivamente, elas superaram o duo da chilena Fernanda Astete e da suíça Marie Mettraux para garantir o título na chave de duplas. Depois de 1h37, Leon e Pulchartova fecharam o placar com parciais de 6/4 e 7/6 (7-4), coroando a boa semana em Piracicaba.