Notícias | Dia a dia
Alcaraz repete Nadal e entra no top 10 com título
24/04/2022 às 14h18

Barcelona (Espanha) - Assim como fez o compatriota Rafael Nadal, o jovem espanhol Carlos Alcaraz vai debutar no top 10 da ATP logo após o título em Barcelona. Já com o lugar entre os 10 melhores assegurado, ele fechou com chave de ouro a campanha no saibro catalão e bateu na final deste domingo o também espanhol Pablo Carreño com parciais de 6/3 e 6/2, em apenas 65 minutos de partida.

O grande desempenho na decisão com uma rápida vitória se contrastou ao que Alcaraz viveu na semifinal mais cedo, precisando salvar dois match-points contra o australiano Alex de Minaur para levar a melhor em uma batalha de mais de 3h30. Esta foi a terceira conquista do jovem tenista na temporada e a quarta da carreira, mantendo sua invencibilidade em finais.

Se a questão física poderia ser uma dúvida após grande batalha horas atrás, a confiança foi o que fez realmente a diferença para Alcaraz, que desde os primeiros pontos se mostrou bem mais solto em quadra e disposto a arriscar. Esta atitude deu certo e ele foi dominante no duelo com Carreño, que não teve uma chance sequer de quebra contra o compatriota.

Campeão do Rio Open e do Masters 1000 de Miami neste ano, Alcaraz ganhará duas colocações com o novo título e aparecerá no nono lugar nesta segunda-feira. Ele também levará para casa a premiação de US$ 467.150, enquanto o vice-campeão Carreño ficará com US$ 249.140 e ganhará uma posição na ATP, subindo para o 18º posto.

Sacando muito no primeiro set, Alcaraz perdeu apenas dois pontos colocando a bola em jogo. Isso lhe deu espaço para tentar incomodar Carreño em seus games de saque, conseguindo uma quebra no quinto, deixando escapar cinco break-points no sétimo, e anotando nova quebra no nono e último.

Na segunda parcial o ritmo do jovem espanhol não caiu e ele seguiu como o mais forte em quadra. A igualdade permaneceu até o 2/2, quando Alcaraz voltou a incomodar o saque do rival, conseguindo duas quebras seguidas para vencer os quatro últimos games da partida e comemorar mais uma conquista nesta sua curta e já vitoriosa carreira.

Comentários