Notícias | Dia a dia
Cé elimina favorita e faz quartas em Charleston
28/04/2022 às 17h00

Cé tem bom histórico em Charleston e já disputou uma final na cidade no ano passado

Foto: Divulgação

Charleston (EUA) - A semana de Gabriela Cé no ITF W100 de Charleston segue rendendo ótimos resultados. Depois de passar por um qualificatório com duas rodadas, Cé venceu seu segundo jogo da chave principal e já está nas quartas de final do torneio disputado em quadras de har-tru (saibro verde). Ela superou nesta quinta-feira a jovem norte-americana de 20 anos Hailey Baptiste, cabeça 4 do torneio e número 127 do ranking, por 4/6, 6/4 e 6/4 em 2h27 de partida.

Cé, de 29 anos e 292ª do ranking, já está garantindo 31 pontos na WTA pela campanha em Charleston. São seis por ter furado o quali e mais 25 das vitórias na chave principal. Se for semifinalista, fará mais 25 pontos. O torneio vale 140 no total. A gaúcha tem como melhor marca na carreira a 221ª posição e, nesta semana, tem apenas cinco pontos a descartar.

A próxima adversária de Cé será outra norte-americana. Ela enfrenta Alexa Graham, também vinda do quali e 595ª do ranking, que derrotou Jamie Loeb, 185ª colocada, por 6/1 e 6/4. Na semana passada, em Orlando, a gaúcha venceu Graham em três sets.

Vencedora de 11 torneios no circuito profissional da ITF, Cé busca sua primeira semifinal na atual temporada. Seu histórico em Charleston é positivo. Na temporada passada, ela disputou uma final de ITF W60 na cidade, em campanha que rendeu 58 pontos no ranking mundial.

Vitória de virada sobre jovem norte-americana
O início de partida foi ótimo para Cé, que confirmou seus dois primeiros games de serviço de forma bastante tranquila e ainda conseguiu duas quebras para abrir 4/1 no placar. Mas Baptiste conseguiu buscar o empate no oitavo game, ao devolver as duas quebras e ainda escapar de um 15-40. A norte-americana ganhou confiança e fez um ótimo game de serviço pela primeira vez no jogo e ainda quebrou de novo no fim da parcial.

O segundo set teve apenas uma quebra, obtida por Cé ainda no início da parcial. Apesar de ter colocado 78% de primeiros serviços em quadra, ela enfrentou quatro break-points, três deles quando sacava para o set, mas escapou ilesa. A virada foi consolidada no terceiro set, que chegou a ter uma sequência de cinco quebras de serviço. Cé prevaleceu com um jogo mais consistente nos ralis de fundo, enquanto a rival batia muito forte na bola, mas vinha cometendo muitos erros não-forçados. Além disso, Baptiste fez três duplas faltas e só colocou 51% de primeiro saque na quadra, permitindo três quebras de serviço. Sacando para o jogo, a brasilera tentou ser mais agressiva para definir os pontos e teve sucesso.

Ingrid Martins cai nas quartas de duplas em Zagreb
A carioca Ingrid Martins foi eliminada nas quartas de final de duplas do ITF W60 de Zagreb, em quadras de saibro. Ingrid jogou ao lado da ex-número 2 juvenil Iryna Shymanovich, que é sua parceira de treinos no Rio de Janeiro, e caiu diante da suíça Xenia Knoll com a romena Andreea Mitu, cabeças 2 do torneio, por 3/6, 7/6 (7-4) e 12-10. Ingrid Martins está com 25 anos e ocupa o 317º lugar no ranking de duplas. Por ter superado a estreia, ela faz 15 pontos no ranking.

Comentários