Notícias | Dia a dia
Alexandrova vai do quali à semi, Teichmann avança
04/05/2022 às 14h46

Alexandrova é a terceira mulher a sair do quali e chegar à semifinal de Madri

Foto: Mutua Madrid Open

Madri (Espanha) - A rodada desta quarta-feira na quadra Arantxa Sanchez definiu mais duas semifinalistas no WTA 1000 de Madri, Jil Teichmann e Ekaterina Alexandrova, que venceram seus jogos em sets diretos e seguem na disputa pelo título do torneio em quadras de saibro na capital espanhola.

Vinda do qualificatório em Madri, Alexandrova faz sua melhor campanha em um WTA 1000. A jogadora de 27 anos e 45ª do ranking venceu a norte-americana Amanda Anisimova, 33ª colocada, por 6/4 e 6/3 em 1h30 de partida. Ela é a terceira mulher a conseguir ir do quali até a semi no torneio, juntando-se Lucie Hradecka em 2012 e Louisa Chirico em 2016.

Nascida na Rússia e atualmente jogando atuando com bandeira neutra no circuito, por conta das sanções esportivas ao país, Alexandrova tem um título de WTA conquistado no início de 2020 em Shenzhen e busca a quarta final da carreira. Ela desafia a tunisiana Ons Jabeur, número 10 do mundo na semifinal.

Para superar Anisimova nesta quarta-feira, Alexandrova apostou em um jogo consistente do fundo de quadra nas batidas planas na bola, especialmente com o backhand. Ela conseguiu seis quebras de saque, liderou a estatística de winners por 19 a 15 e cometeu apenas sete erros contra 21 de sua jovem rival de 20 anos.

"Eu não esperava esse resultado, porque quando cheguei aqui eu só pensava em um jogo de cada vez. E eu não costumava jogar bem aqui. Então, este ano está sendo muito especial", disse Alexandrova, durante sua entrevista em quadra. Ela lidera o histórico de confrontos contra Jabeur por 6 a 1. "Ela é uma ótima jogadora, mas já nos enfrentamos algumas vezes e darei o meu melhor".

Teichmann busca a segunda final de WTA 1000
Logo na sequência, foi a vez de a suíça Jil Teichmann manter sua sequência de boas atuações em Madri, já que ainda não perdeu sets no torneio. A canhota de 24 anos e 35ª do ranking superou a ucraniana Anhelina Kalinina, 37ª colocada, por 6/3 e 6/4 em 1h30 de jogo.

Teichmann já tem uma final de WTA 1000 alcançada em Cincinnati no ano passado, além de ter sido semifinalista em Dubai no ano passado. A suíça tem dois títulos e dois vice-campeonatos no circuito da WTA e espera pela vencedora da partida entre a espanhola Sara Sorribes e a norte-americana Jessica Pegula.

Durante a partida, Teichmann fez mais que o dobro de winners que Kalinina, 17 a 8, e cometeu apenas 15 erros não-forçados contra 25 da rival. Ela criou sete break-points para conseguir cinco quebras e perdeu apenas três games de saque.

"Estou muito feliz por estar na semifinal, especialmente aqui em Madri. Eu me sinto em casa. Hoje o segredo foi ser sólida, porque a Anhelina também é uma jogadora consistente. Foi um jogo duro, mas fico feliz por ter vencido hoje", comentou a suíça, que ganhou a torcida em Madri por também falar espanhol. "Agora que as pessoas descobriram que eu falo espanhol, elas estão me apoiando mais. Estou aproveitando a energia que eles trazem, especialmente nessa quadra".

Comentários