Notícias | Dia a dia
Alcaraz vence no aniversário e vai desafiar Nadal
05/05/2022 às 18h05

Pela segunda temporada seguida, Alcaraz comemorou seu aniversário no Masters 1000 de Madri

Foto: Mutua Madrid Open

Madri (Espanha) - Aniversariante desta quinta-feira, Carlos Alcaraz celebrou seus 19 anos da melhor maneira possível. O jovem espanhol, que já é número 9 do mundo, venceu seu segundo jogo no Masters 1000 de Madri e garantiu vaga nas quartas de final da competição. Alcaraz superou o britânico Cameron Norrie, 11º colocado, por 6/4, 6/7 (2-7) e 6/3 em 2h20 de partida. Esta foi sua terceira vitória sobre Norrie no circuito.

O resultado confirma um duelo entre Alcaraz e seu ídolo Rafael Nadal. Os dois espanhóis já se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias de Nadal. A primeira partida foi na edição passada do Masters 1000 de Madri, justamente no aniversário de 18 anos do jovem jogador. Já o confronto mais recente foi a semifinal de Indian Wells e Nadal precisou de mais de 3h em quadra para vencer a partida. O reencontro será às 11h (de Brasília) desta sexta-feira.

Com excelente início de temporada, Alcaraz venceu 25 dos 28 jogos que disputou em 2022 e já comemorou títulos no Masters 1000 de Miami e nos ATP 500 do Rio de Janeiro e Barcelona. Apesar da pouca idade, ele já tem quatro conquistas no circuito, já que também venceu o 250 de Umag no ano passado.

Alcaraz mantém seu perfeito retrospecto contra Norrie
A última partida da rodada das oitavas de final começou com games longos, com Alcaraz prevalecendo nos momentos mais importantes. O espanhol criou break-points nos dois primeiros games de saque de Norrie e aproveitou um deles, além de ter escapado ileso em três games de saque para abrir 4/1 no placar. O jovem jogador da casa chegou a liderar por 5/2, mas Norrie devolveu a quebra quando o espanhol sacava para o set, diminuindo a diferença. Alcaraz não se intimidou com a reação do britânico e voltou a quebrar o serviço do rival para fechar o set. Ele fez 11 a 9 em winners e cometeu 18 erros não-forçados contra 14.

O canhoto Norrie tentou ser mais agressivo durante o segundo set e comandar os pontos com mais frequência. Ele foi o primeiro a quebrar e fez 3/2, mas Alcaraz buscou o empate de imediato. Os sacadores prevaleceram sem enfrentar break-points até o tiebreak. Norrie abriu 2-0, Alcaraz virou para 3-2 e ficou a três pontos da vitória quando vencia por 4-3. Mas o jovem espanhol acabou cometendo três erros seguidos na reta final do set. Norrie fez 15 a 8 em winners e cometeu 17 erros contra 21 de Alcaraz na parcial.

Logo na abertura do terceiro set, Alcaraz venceu oito pontos em nove possíveis e largou com 2/0. Depois, o espanhol escapou de break-points em dois games de saque seguidos, para abrir 3/1 e depois 4/2. Apesar de o tenista da casa não estar tão firme do fundo de quadra, ele ainda se mostrava forte mentalmente e utilizava de seus golpes potentes para definir alguns pontos importantes. Também teve sucesso com os drop-shots. Já no último game da partida, Norrie voltaria a ter o serviço ameaçado e cometeu uma dupla falta no match-point. Alcaraz liderou a estatística de winners por 44 a 28 e terminou a partida com 49 erros não-forçados contra 31 de Norrie.

Comentários