Notícias | Dia a dia
Alcaraz diz estar pronto para ganhar um Slam
08/05/2022 às 19h23

Madri (Espanha) - Com dois títulos seguidos em três dos grandes torneios sobre o saibro europeu disputados até agora, o espanhol Carlos Alcaraz entrou para a lista dos favoritos para vencer Roland Garros, apesar de sua pouca experiência nesse tipo de campeonato. Na entrevista depois de levantar o quarto troféu da temporada e seu segundo de nível Masters 1000, o garoto foge do favoritismo mas se diz pronto para isso.

"Estou pronto para ganhar um Grand Slam", afirmou. "Esta é minha principal meta para esta temporada e vou trabalhar o máximo para isso. Quem sabe já não acontece em Roland Garros". Ele no entanto afirma que não se considera o principal favorito. "O melhor do mundo segue Novak (Djokovic). Vencer Barcelona e Madri não muda isso. Sou o número 6, então há cinco na minha frente e há muito trabalho para superá-los".

O fato de estar sob todos os holofotes no momento não atrapalha. "Estou ansioso por chegar em Paris. Fiz terceira rodada no ano passado logo na estreia do torneio e joguei em nível alto. O fato de me considerarem um dos favoritos não me coloca pressão, mas me dá motivação. A confiança que ganhei nesta semana vai ajudar muito".

Alcaraz decidiu não disputar o Masters de Roma na próxima semana e revelou que acordou neste domingo com dor no tornozelo direito, que torceu na partida diante de Nadal, na sexta. Ele precisou ir logo cedo para a fisioterapia e por isso seu time considerou essencial descansar as duas próximas semanas.

Sobre o crescimento rápido do seu jogo sobre o saibro, Alcaraz revelou que a derrota logo na primeira semana da temporada acabou sendo importante. "Dizem que se aprende com as derrotas e isso aconteceu comigo em Monte Carlo. Depois de perder lá, trabalhei duro e alcancei um nível muito alto. Estou muito à vontade neste momento e acho que sou um rival muito complicado para todo mundo. Mas tenho o que melhorar. A característica dos melhores é não estagnar, progredir em todos os golpes sempre. Tenho essa margem de evoluir em praticamente tudo".

Alcaraz mostrou simpatia e simplicidade na cerimônia de premiação, primeiro falando em inglês e depois em espanhol. "É incrível derrotar esses grandes jogadores, dois dos melhores da história e depois o número 3 Zverev. Esta foi a melhor semana da minha vida", declarou. "Tenho 19 anos, então estou apto a fazer jogos longos e exigentes seguidamente. Estou me sentindo muito bem na parte física".

Antes de morder o troféu, num gesto que remete ao ídolo Rafael Nadal, ele disse que vencer Madri tem um peso diferente. "Assisti Rafa erguer este troféu e isso me deu muita determinação para trabalhar duro e chegar neste momento. Madri foi o primeiro torneio que eu vi, então é uma hora emocionante".

Comentários