Paris (França) - Apenas dois dias depois de conquistar o maior título da carreira no WTA 125 de Saint Malo, Beatriz Haddad Maia já estreia nesta terça-feira em mais um torneio de mesmo nível no saibro francês. A número 1 do Brasil e agora 52ª do mundo é a terceira cabeça de chave e enfrentará a australiana Daria Saville a partir das 5h (de Brasília).
O confronto entre elas é inédito no circuito. Enquanto Bia está com o melhor ranking da carreira aos 25 anos, Saville está recuperando posições depois de sofrer com lesão e passar por cirurgia no tendão de Aquiles. Ex-número 20 do mundo, a australiana de 28 anos está no 132º lugar do ranking, mas chegou a aparecer como 627ª colocada há apenas três meses. Recentemente fez três ótimas campanhas na WTA, quartas em Guadalajara, oitavas em Indian Wells e quartas em Miami.
Caso passe pela estreia em Paris, Bia enfrentará nas oitavas a vencedora da partida entre Hailey Baptiste e Anastasia Zakharova. No mesmo quadrante está a cabeça 5 Anna Kalinskaya, 75ª do ranking. A principal cabeça de chave do torneio é a estoniana Kaia Kanepi, 46ª do mundo, que estreou nesta segunda-feira vencendo Kamilla Rakhimova por 6/4 e 6/2.
Bia também tem jogo marcado pelo torneio de duplas, ao lado da francesa Kristina Mladenovic, ex-número 1 do mundo na modalidade. Elas estreiam no fim da rodada desta terça-feira contra a holandesa Arianne Hartono e a australiana Olivia Tjandramulia.
Laura Pigossi estreia na Alemanha
A número 2 do Brasil Laura Pigossi também estará em quadra nesta terça-feira, mas pelo WTA 125 de Karlsruhe, no saibro alemão. Paulista de 27 anos e agora 125ª do mundo, Laura também está com seu melhor ranking e enfrenta por volta das 9h (de Brasília) a eslovena Polona Hercog, de 31 anos e 166ª do ranking. Adversária da brasileira, Hercog tem três títulos de WTA 250 no saibro e já foi top 40 do ranking em 2011.
"Conheço pouco, nunca joguei ou treinei contra ela. Mas tenho que focar no meu jogo. Buscar a minha intensidade, a minha energia e competir contra ela. E durante o jogo vou vendo por onde posso explorar mais", disse Pigossi. "As condições aqui estão bem parecidas com St. Malo, quadras bem parecidas. Consegui jogar bons sets de treino e agora é me preparar bem para a estreia".
Em caso de vitória, Pigossi pode enfrentar a egípcia Mayar Sherif, segunda cabeça de chave e número 62 do mundo, ou a ucraniana Kateryna Baindl, 142ª colocada.