Notícias | Dia a dia
Svitolina permanece afastada e não joga Roland Garros
11/05/2022 às 23h00

Svitolina está fora do circuito enquanto trata de lesão e acompanha os conflitos na Ucrânia

Foto: Arquivo

Paris (França) - A ucraniana Elina Svitolina formalizou nesta quarta-feira sua desistência de Roland Garros, confirmando sua ausência do circuito durante toda a temporada de saibro. Os jogos da chave principal do Grand Slam francês estão marcados para acontecer entre 22 de maio e 5 de junho. A britânica Heather Watson acabou herdando a vaga direta na chave.

Ex-número 3 do mundo, Svitolina atualmente aparece no 27º lugar do ranking e está sem jogar desde o WTA 1000 de Miami em março. A jogadora de 27 anos anunciou recentemente que ficaria afastada das competições para tratar de problemas físicos, especialmente uma lesão nas costas, mas também para cuidar de sua saúde mental, bastante abalada desde o início da guerra em seu país há três meses.

"Os últimos meses foram extremamente difíceis para mim, não apenas mentalmente, mas também fisicamente. Há muito tempo venho lutando com dores minhas costas. A dor não permitiu me preparar para os torneios da melhor maneira possível", disse Svitolina no final de março, em comunicado divulgado nas redes sociais. "Enquanto isso, observo com uma dor insuportável em meu coração o que está acontecendo em minha terra natal".

Svitolina também falou nesta semana ao programa Tout le Sport da emissora pública francesa. "Não estou 100% pronta. É muito difícil acordar todos os dias com más notícias. Isso tem um impacto na minha vida, na minha carreira, na minha personalidade", afirmou a ucraniana, que também está preocupada com os familiares, na cidade portuária de Odessa. "Nas últimas semanas, eles passam as noites nos porões, porque houve muitos tiros e bombardeios, que ainda estão acontecendo".

Svitolina tem bons resultados em Roland Garros, tendo alcançado as quartas de final em três oportunidades, nos anos de 2015, 2017 e 2020. Mas suas melhores campanhas em Grand Slam seguem sendo as semifinais de Wimbledon e do US Open em 2019. A data de retorno da ucraniana ao circuito profissional permanece incerta.

Comentários