Notícias | Dia a dia
WTA também manterá pontos de torneios britânicos
19/05/2022 às 11h47

Miami (EUA) - A Associação feminina, WTA, seguiu a orientação da masculina, a ATP, e decidiu também que os torneios britânicos sob seu comando não terão pontos retirados do ranking mesmo com a decisão da Liga Britânica de impedir a participação de jogadores russos e bielorrussos.

A ATP confirmou na segunda-feira que Queen's e Eastbourne seguirão valendo pontos para o ranking, enquanto a WTA garantiu normalidade para Nottingham, Birmingham e Eastbourne. A entidade masculina foi além e autorizou o congelamento de pontos dos russos e bielorrussos que não poderão competir nesses torneios. A WTA ainda não se pronunciou.

A decisão sobre o que acontecerá com Wimbledon foi adiada, já que o torneio não está sob jurisdição dessas entidades, mas sim da Federação Internacional. No entanto, os organizadores do Grand Slam britânico já estão certos de que não serão adotadas medidas restritivas.

Em comunicado, a ATP disse que a manutenção dos pontos foi feita após consultar tantos jogadores como diretores dos torneios envolvidos e que isso não impede que haja sanções e punições contra a LTA.

O chefe executivo da Liga Britânica, Scott Lloyd, festejou a decisão. "Entendo que o assunto é complexo e proporciona diferentes opiniões, mas as circunstâncias atuais de como o país e o público sentem em relação à invasão à Ucrânia mostram que o banimento foi a decisão certa". Ele diz que várias outras modalidades, seguindo orientações do Comitê Olímpico Internacional, fizeram o mesmo.

Apesar de manter os pontos dos torneios, a ATP frisou que a participação dos tenistas em seus torneios é feita sobre critério de mérito e que o banimento fere suas regras. Além de multa à LTA, a entidade pode até suspender Queen's e Eastbourne do circuito.

A LTA acabou de receber uma ajuda do governo central de 10 milhões de libras e Lloyd não escondeu que essa verba é essencial para a entidade. "Essa parceria com a Sport England é muito importante para o tênis deste país. Estão previstos 22 milhões de libras para que possamos restaurar as quadras públicas dos parques".

Comentários