Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Nadal estreia bem e fica perto da vitória 300 em Slam
23/05/2022 às 13h01

Paris (França) - Embora tenha passado em branco na temporada de saibro, chegando a Roland Garros sem um título sequer conquistado em seu piso favorito, o espanhol Rafael Nadal iniciou sua 18ª participação consecutiva em Paris com uma firme vitória. Nesta segunda-feira, ele teve pela frente o australiano Jordan Thompson, que não foi páreo e caiu em sets diretos, com triplo 6/2 em 2h03 de jogo.

Na segunda rodada, o canhoto de Mallorca medirá forças com o francês Corentin Moutet, que bateu o suíço Stan Wawrinka de virada, com placar final de 2/6, 6/3, 7/6 (7-2) e 6/3, em 2h54 de embate. Será a décima vez que Nadal vai enfrentar um tenista da casa no torneio, sendo que nos nove jogos anteriores ele perdeu apenas dois sets.

A vitória de Nadal na estreia no saibro francês foi a 299ª da carreira em Grand Slam, precisando de apenas mais uma para alcançar a marca de 300, algo que seus dois maiores rivais, Roger Federer e Novak Djokovic, já conseguiram fazer. O suíço já soma 369 triunfos e o sérvio tem 323, podendo ampliar sua marca mais tarde nesta segunda, quando abrirá campanha em Roland Garros contra o japonês Yoshihito Nishioka.


Com um retrospecto nada positivo contra top 10, Thompson amargou sua 12ª derrota em 13 jogos frente a rivais com tal ranking. O australiano não demorou para ver a partida começar a escapar, sofrendo a primeira quebra já no terceiro game. Nadal conseguiu uma grande sequência e chegou a faturar cinco games seguidos, abrindo confortável vantagem 5/1 e praticamente definindo o set inicial.

Na segunda parcial, novamente o espanhol foi dominante e logo de cara saiu vencendo os dois primeiros games. Depois de anotar nova quebra, Nadal viu uma tentativa de reação de Thompson, que devolveu um dos breaks, mas se desconcentrou em seguida e perdeu o saque mais uma vez, não escondendo a frustração. O australiano levou outro 6/2 e ficou ainda mais perto da eliminação.

Bastou então ao 13 vezes campeão de Roland Garros manter o ritmo e esperar por oscilações de Thompson, que depois de abrir 2/1 no terceiro set, enfrentou mais uma sequência muito ruim, amargou duas quebras seguidas e perdeu os próximos cinco games para assim perder a partida. Nadal anotou quase o dobro de bolas vencedoras (27 a 14) e cometeu menos erros não forçados (21 a 29).

Comentários