Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Tsonga dá show, se machuca e diz adeus ao circuito
24/05/2022 às 12h29

Paris (França) - Com a despedida marcada para o final de sua participação em Roland Garros, o francês Jo-Wilfried Tsonga deu adeus ao circuito nesta terça-feira com direito a uma grande apresentação. Ele deu show, saiu na frente do norueguês Casper Ruud, mas não aguentou o ritmo e levou a virada, sentindo lesão bem no fim antes de cair com placar final de 6/7 (6-8), 7/6 (7-4), 6/2 e 7/6 (7-0).

Na segunda rodada, Ruud terá pela frente o finlandês Emil Ruusuvuori, que também derrubou um francês na estreia, superando Ugo Humbert em partida de duas viradas, com o placar final de 6/2, 2/6 6/7 (4-7), 6/4 e 6/2. O norueguês leva a melhor no duelo nórdico com um histórico positivo de duas vitórias em dois encontros, o último deles semanas atrás no ATP 500 de Barcelona.

Tsonga mostrou bravura e um grande tênis no decorrer de toda a partida, largou vencendo um disputadíssimo primeiro set, definido apenas no tiebreak. A história se repetiu no segundo, que também precisou de um desempate para decidir o vencedor, que desta vez foi Ruud.

Invicto em estreias em Roland Garros, tendo vencido as quatro anteriores que disputou, o norueguês de 23 anos e atual 8 do mundo dominou a terceira parcial, mas viu Tsonga dar um último suspiro no quarto set. O francês chegou a sacar para levar a decisão para o quinto, mas sentiu uma lesão neste momento e antes mesmo de encerrar a carreira já estava emocionado. Em mais um tiebreak, Ruud fechou o jogo e aposentou o veterano de Le Mans.



Dono de uma das carreiras mais vitoriosas dos últimos anos, Tsonga deixará o circuito após 18 anos competindo. Neste período ele teve como melhor ranking a quinta colocação, venceu 18 títulos, com destaque para dois Masters 1000, e fez uma final de Grand Slam, ficando com o vice-campeonato do Australian Open de 2008.

Francês com mais vitórias somadas em Slam até o momento, parando com 121 triunfos, Tsonga está na frente de nomes como Gael Monfils (118), Richard Gasquet (110), Jean Borotra (103), Henri Cochet (97) e Gilles Simon (88).

No principal palco do tênis francês, ele fez sua estreia em 2005, caindo na primeira rodada de Roland Garros diante do então número 3 do mundo Andy Roddick. Suas melhores campanhas no saibro parisiense foram as semifinais de 2013, quando bateu Roger Federer nas quartas para depois perder para David Ferrer, e de 2015, superando Kei Nishikori nas quartas e caindo diante de Stan Wawrinka.

As 12 semanas em que passou no top 5 foram o ápice do tênis francês nos últimos 20 anos de ATP, já que neste período só Sebastien Grosjean conseguiu o mesmo e por apenas uma semana. Foi em casa que Tsonga brilhou mais, com 10 de seus 18 títulos conquistados em solo francês (4 em Metz, 3 em Marseille, 1 em Paris, 1 em Lyon e 1 em Montpellier).

Contemporâneo do Big 3, Tsonga conseguiu em momentos fazer frente ao suíço Roger Federer, ao espanhol Rafael Nadal e ao sérvio Novak Djokovic, sendo apenas um dos três que venceu os três enquanto líderes do ranking, se juntando a Juan Martin del Potro e Andy Murray. Ele também é um dos três que conseguiram vitórias em Grand Slam sobre Federer, Nadal, Djokovic e Murray (também Tomas Berdych e Wawrinka).

Comentários