Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Tsitsipas vira o jogo e vence duelo de 3h30 na estreia
24/05/2022 às 19h45

Esta é a terceira vez que Tsitsipas vira um jogo depois de ter perdido os dois primeiros sets

Foto: Divulgação

Paris (França) - Depois de se destacar nos torneios preparatórios da temporada de saibro, com título em Monte Carlo, final de Roma e semi em Madri, e também de ver seus principais concorrentes do outro lado da chave em Roland Garros, Stefanos Tsitsipas teve uma estreia complicada em Paris. O número 4 do mundo precisou de cinco sets e 3h30 para vencer o italiano Lorenzo Musetti, 66º do ranking, por 5/7, 4/6, 6/2, 6/3 e 6/2.

Esta é a terceira vez que Tsitsipas vence um jogo saindo de dois sets abaixo. Ele já havia superado Jaume Munar no saibro parisiense em 2020 e Rafael Nadal no Australian Open do ano passado. Aos 23 anos, o grego tem agora oito vitórias e seis derrotas em partidas definidas no quinto set em sua carreira profissional.

O próximo rival de Tsitsipas em Paris será o tcheco vindo do quali Zdenek Kolar, 134º do ranking, que venceu o francês Lucas Pouille, ex-top 10 e atual 162º colocado, por 6/3, 4/6, 7/5 e 6/4. Kolar disputa seu primeiro Grand Slam aos 25 anos e busca uma inédita vitória contra top 10.

Apesar de ter começado bem na partida, chegando a liderar o primeiro set por 4/1, Tsitsipas permitiu a virada a Musetti ao sofrer duas quebras na reta final do set e desperdiçar os três break-points que teve no fim da parcial. Musetti aproveitou o bom momento na partida, especialmente com seus saques abertos e vinha confirmando os games de serviço com muita tranquilidade no segundo set. Com duas novas quebras, abriu 4/0 e sustentou a liderança, ainda que o grego tenha quebrado uma vez.

Mas o começo de terceiro set foi o melhor possível para Tsitsipas, largou com 3/0 com 12 a 1 em pontos. O grego só perdeu um ponto no saque durante a parcial e diminuiu a diferença no placar. No quarto set, Tsitsipas novamente abriu vantagem cedo, depois de conseguir uma quebra e escapar de dois break-points. Ele liderou por 3/0, Musetti encostou no placar, mas o grego voltaria a quebrar no sexto game da parcial. O jovem italiano de 20 anos até salvou dois set-points no saque, mas perdeu a parcial no game seguinte.

Tsitsipas retomou o bom desempenho no saque durante o quinto set e não enfrentou break-points, perdendo apenas três pontos em seus games de serviço. Diante da visível queda de intensidade do rival, o grego conseguiu uma quebra logo cedo e depois ampliou a vantagem para 5/1. Musetti ainda salvou dois match-points no serviço, mas depois o número 4 do mundo confirmou de zero e fechou o jogo.

Comentários