Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Simon vence batalha de 5 sets e evita outra despedida
24/05/2022 às 20h49

Gilles Simon está com 37 anos e disputa sua última temporada no circuito

Foto: Cedric Lecocq/FFT

Paris (França) - No mesmo dia em que Jo-Wilfried Tsonga fez o último jogo da carreira e recebeu justas homenagens em Paris, o público francês quase precisou se despedir de outro veterano. Gilles Simon, de 37 anos e ex-integrante do top 10, disputa Roland Garros e já anunciou que este é seu último ano no circuito. Logo na estreia em Paris, Simon venceu uma batalha de cinco sets e 3h54 contra o espanhol Pablo Carreño Busta por 6/4, 6/4, 4/6, 1/6 e 6/4.

Simon, que aparece atualmente apenas no 158º lugar do ranking, só havia vencido um jogo em chave principal de ATP na temporada. Isso havia acontecido ainda em fevereiro, em Montpellier. Nos últimos meses, tem atuado mais em challengers ou mesmo em qualificatórios. Semana passada, por exemplo, furou o quali do ATP de Lyon, mas depois perdeu para Karen Khachanov.

"Foi uma partida louca e uma vitória inesperada. Eu estava mais com medo de ser ridículo hoje do que esperando ganhar. Mas comecei a jogar um tênis muito bom. Quando você está no saibro, sabe que os jogos são super longos e Pablo é um jogador sólido", disse Simon, que chegou a estar perdendo o quinto set por 4/2.

"Sabia que seria um jogo difícil e infelizmente eu estava sentindo uma queda de rendimento fisicamente. Ele ainda estava jogando bem. Ele conseguiu uma quebra no quinto set e eu precisava deixar em quadra tudo o que realmente me restava. Eu fui melhorando a cada game, estava me aproximando dele no placar e no nível de tênis. E no final consegui virar o jogo. Foi realmente inesperado".

O próximo adversário de Simon em Paris será o norte-americano Steve Johnson, que venceu o tcheco Jiri Vesely por 6/7 (4-7), 7/6 (7-4), 6/3 e 6/3. O francês levou a melhor no único duelo anterior contra Johnson, atual 92º do ranking, em jogo válido pelo ATP de Tóquio em 2014.

O veterano Gasquet e o jovem Gaston também vencem
Outro experiente francês a vencer na rodada foi Richard Gasquet. O veterano de 35 anos e 70º do ranking venceu o sul-africano Lloyd Harris por 6/1, 6/3 e 6/4. Gasquet terá na segunda fase um confronto inédito contra o norte-americano Sebastian Korda, jovem de 21 anos e número 30 do mundo, que bateu o australiano John Millman por 6/1, 7/5 e 7/6 (8-6).

A torcida também comemorou a vitória do jovem Hugo Gaston, de 21 anos e 74º colocado. Ele surpreendeu o australiano Alex de Minaur, número 20 do mundo, com parciais de 4/6, 6/2, 6/3, 0/6 e 7/6 (7-4). Gaston tem uma grande campanha até as oitavas em Paris no ano de 2020, mas havia caído na estreia na temporada passada. Seu próximo rival será o lucky-loser argentino Pedro Cachin.

Comentários