Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Alcaraz salva match-point e vence batalha de 4h30
25/05/2022 às 15h38

Alcaraz tem 18 vitórias e apenas uma derrota no saibro em 2022

Foto: Divulgação

Paris (França) - A série de excelentes resultados de Carlos Alcaraz no saibro europeu quase foi interrompida ainda na segunda rodada de Roland Garros. Mas o jovem espanhol de 19 anos e já número 6 do mundo conseguiu uma grande virada diante do compatriota Albert Ramos, canhoto de 34 anos e 44º do ranking, marcando as parciais de 6/1, 6/7 (7-9), 5/7, 7/6 (7-2) e 6/4. Alcaraz chegou a salvar um match-point no quarto set da partida, que teve 4h34 de duração.

Alcaraz tem agora 30 vitórias e 33 jogos na temporada, com títulos no Rio de Janeiro, Miami, Barcelona e Madri. Ele já iguala a campanha do ano passado em Roland Garros e acumula 12 vitórias seguidas no circuito. Seu próximo adversário virá da partida entre o norte-americano Sebastian Korda e o francês Richard Gasquet. Caso enfrente Korda, reencontrará o único jogador a vencê-lo no saibro na atual temporada. No piso, o espanhol tem 18 vitórias em 19 jogos em 2022.

O duelo entre os dois espanhóis teve 14 quebras no total, 8 a 6 para Alcaraz. O jovem espanhol criou incríveis 31 break-points no jogo. Ele fez 74 winners e 74 erros não-forçados. Ramos anotou 32 bolas vencedoras, mas cometeu 54 erros na partida.

Alcaraz teve total controle da partida durante o primeiro set, ao conseguir duas quebras, com seis break-points criados, e apenas três pontos perdidos em seus games de serviço. O jovem de 19 anos fez 9 a 2 em winners na parcial. Destaque também para o bom desempenho nos ralis mais longos, vencendo 15 pontos dos 19 jogados com mais de cinco trocas de bola.

O segundo set seguiu inteiramente sem quebras, sendo que Alcaraz não enfrentou break-points, mas também não aproveitou suas quatro oportunidades de quebra na parcial. O novato chegou a liderar o tiebreak por 4-2, mas cometeu cinco erros não-forçados no game-desempate e permitiu que o rival vencesse o set. Alcaraz fez 20 a 4 em winners no segundo set, mas 24 a 12 em erros. O equilíbrio foi tanto, que Ramos fez só um ponto a mais na parcial, 47 a 46.

Ramos só foi criar seus primeiros break-points na partida no início do terceiro e aproveitou para abrir 3/1 no placar. Alcaraz conseguiu buscar o empate no sexto game e até virou para 5/4, mas o veterano de 34 anos confirmou de zero seus dois últimos games da parcial e conseguiria uma nova quebra de serviço para virar o jogo. Apesar de fazer 13 a 9 em winners, Alcaraz continuava errando demais, 15 contra apenas 6. E pela primeira vez no jogo, era Ramos quem tinha vantagem em pontos mais longos.

O quarto set teve altos e baixos, com Alcaraz abrindo 2/0 no início, mas logo permitindo o empate. Ramos voltou a quebrar e fez 5/4, mas não aproveitou a chance de sacar para o jogo. O número 6 do mundo salvou um match-point no saque, forçou o tiebreak e empatou a partida. Com estatísticas equilibradas, Alcaraz fez 16 a 11 em winners e cometeu 17 erros não-forçados contra 20 do rival.

Alcaraz precisou novamente mostrar poder de reação no quinto set, em que começou perdendo por 3/0. Além do equilíbrio emocional e de se mostrar muito bem fisicamente, o jovem espanhol também brindou as torcida com jogadas de efeito e ganhava cada vez mais confiança. Ele venceu quatro games seguidos, cedeu o empate no oitavo game, mas voltaria a quebrar antes de sacar muitíssimo bem para o jogo.

Comentários