Paris (França) - As surpresas na chave feminina continuam a todo vapor, e desta vez alegrou a torcida. Convidada da organização e já com 26 anos, Leolia Jeanjean derrotou a cabeça 8 Karolina Pliskova por contundentes 6/2 e 6/2, avançando para a terceira rodada de Roland Garros.
Apenas 227ª do ranking e com participações frequentes em torneios de segundo escalão, Leolia se tornou a tenista de mais baixo ranking a derrotar uma adversária de nível top 10 no torneio desde que Lori McNeil eliminou Conchita Martinez em 1988.
🇫🇷 Léolia Jeanjean est au 3e tour de Roland-Garros ! 👏👏👏
Elle bat la tête de série n°8 Karolina Pliskova 6-2, 6-2. #RolandGarros pic.twitter.com/0PZ19qzIZJ— Roland-Garros (@rolandgarros) May 26, 2022
Na estreia, a francesa já havia causado sensação ao superar a boa espanhola Nuria Parrizas. Este é o primeiro Slam de sua carreira. A próxima adversária é a também experiente Irina Begu, depois que a romena virou em cima da russa e cabeça 30 Ekaterina Alexandrova, por 6/7 (3-7), 6/3 e 6/4.
Pliskova, que acaba de se recuperar de lesão no punho direito e faz temporada discreta, sofreu assim sua pior derrota sobre quadras de saibro de toda a carreira. Vencedora de 16 títulos no circuito da WTA, a tcheca de 30 anos não conquista um troféu desde janeiro de 2020.
Pegula enfrenta Zidansek
No mesmo setor da chave, a norte-americana Jessica Pegula superou jogo de altos e baixos, tirou a ucraniana Anhelina Kalinina, por 6/1, 5/7 e 6/4, e buscará vaga nas oitavas de final contra a eslovena Tamara Zidansek. A cabeça 24 nem precisou entrar em quadra, já que a egípcia Mayar Sherif acusou lesão e abandonou o torneio.
Número 11 do ranking, Pegula chega pelo segundo ano consecutivo na terceira rodada do saibro parisiense. Até hoje, as únicas vezes que foi além disso num Slam vieram no Australian Open dos dois últimos anos.