* atualizado às 11h41 com adversários
Paris (França) - Dois jovens representantes do tênis nórdico estão na terceira rodada de Roland Garros. Considerado um dos grandes nomes do saibro atual, o norueguês Casper Ruud desta vez venceu em sets diretos, enquanto o promissor dinamarquês Holger Rune voltou a mostrar excepcional forma e continua sem perder set.
Ruud, que sofreu na estreia diante do veterano Jo-Wilfried Tsonga, superou o também nórdico Emil Ruusuvuori, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, e será novamente favorito para ir às oitavas diante do italiano Lorenzo Sonego, que superou o português João Sousa, por 7/6 (7-4), 6/3 e 6/4.
Campeão juvenil de Paris três anos atrás, Rune passou com autoridade por Denis Shapovalov na estreia e nesta quinta-feira atropelou o suíço Henri Laaksonen, por 6/2, 6/3 e 6/3. Seu desafio será pegar Hugo Gaston e todo o apoio da torcida francesa, depois que ele tirou o argentino Pedro Cachin, por 6/4, 6/2 e 6/4. Quem avançar é sério candidato a encarar Stefanos Tsitsipas nas oitavas de final.
Esta é a quarta vez seguida que Ruud atinge a terceira rodada, mas ele jamais passou disso em Roland Garros. O norueguês veio de forma discreta ao longo de toda a temporada de saibro, até enfim atingir a semifinal em Roma e ganhar o 250 de Genebra no último sábado.
"Tenho memórias incríveis de Roland Garros", afirmou o garoto Rune, que acabou de completar 19 anos e de ganhar seu primeiro ATP, em Munique. "Sempre acreditei muito em mim mesmo, mas ainda assim foi um tanto rápido saltar do juvenil e em apenas três anos já estar no top 40 entre os profissionais. Tenho metas e para ser sincero elas são bem altas. Quero ser o melhor do mundo. É um longo caminho".