Paris (França) - Apesar de contar com 15 representantes da casa na chave masculina de Roland Garros, somente dois deles sobreviveram às duas primeiras rodadas do torneio. O veterano Gilles Simon, que irá se despedir do circuito no fim da temporada, e Hugo Gaston salvaram a pátria e conseguiram garantir um lugar na terceira rodada em Paris.
Depois de uma total decepção na temporada, quando pela primeira vez na história do torneio nenhum francês conseguiu passar dos dois primeiros jogos, Simon e Gaston, que eram os únicos ainda vivos na competição, conseguiram evitar a repetição do fiasco.
Convidado da organização, o veterano de 37 anos superou não apenas o norte-americano Steve Johnson, mas também as bolhas na mão direita, anotando parciais de 7/5, 6/1 e 7/6 (8-6). Esta foi a 500ª vitória da carreira de Simon, que se tornou apenas o terceiro francês a alcançar esta marca no circuito, ficando atrás apenas de Richard Gasquet (574) e Gael Monfils (523).
Na próxima rodada, Simon terá pela frente outro tenista experiente, o croata Marin Cilic, cabeça de chave 20, que levou a melhor sobre o húngaro Marton Fucsovics de virada, fechando o jogo com o placar final de 4/6, 6/4, 6/2 e 6/3. O francês tem ampla vantagem nos duelos com Cilic, vencendo seis e perdendo apenas um.
Assim como o compatriota, Gaston também venceu em sets diretos, batendo o argentino Pedro Cachin com parciais de 6/4, 6/2 e 6/4. Seu próximo rival será o dinamarquês Holger Rune, que mais cedo despachou o suíço Henri Laaksonen por 3 sets a 0.
Goffin avança e desafia Hurkacz
Depois de fazer boas campanhas no saibro europeu, o belga David Goffin segue em frente em Roland Garros. Quadrifinalista de 2016, ele saiu perdendo para o norte-americano Frances Tiafoe, cabeça de chave 24, mas buscou a virada e venceu por 3 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7-1), 6/2 e 6/4.
O desafio de Goffin na terceira rodada será bem maior, enfrentando o polonês Hubert Hurkacz, 12º favorito, que bateu o italiano Marco Cecchinato em sets diretos, com o placar final de 6/1, 6/4 e 6/2. Os dois se enfrentaram uma vez só, semanas atrás no Masters 1000 de Roma, e a vitória acabou com o belga em dois tiebreaks.