Paris (França) - As chaves de simples do torneio juvenil de Roland Garros foram sorteadas na manhã deste sábado em Paris. O Brasil está representado pelo carioca João Fonseca e a paulista Olivia Carneiro, ambos de 15 anos, que receberam convites dos organizadores do Grand Slam francês depois de vencerem uma seletiva nacional para jogadores de até 16 anos, disputada no Rio de Janeiro em abril.
João Fonseca é o atual 109º colocado no ranking mundial mundial juvenil e tem como melhor marca na carreira o 86º lugar, alcançado em março. Ele estreia contra o macedônio de 18 anos Kalin Ivanovski, 40º do ranking. Em caso de vitória, Fonseca pode enfrentar o paraguaio Daniel Vallejo, segundo cabeça de chave do torneio e vice-líder do ranking, que estreia contra o francês Paul Inchauspe.
Os principais resultados de Fonseca na temporada foram a final do ITF J1 de Lambare, no Paraguai e a semifinal do J2 de Santo Domingo, na República Dominicana. Na semana passada, atuou pelo ITF J1 de Charleroi, na Bélgica, e chegou à terceira rodada. Ele tem três títulos no circuito mundial juvenil da ITF, conquistados no ano passado. Ele também foi parceiro de treinos de jogadores profissionais durante o Rio Open.
Já Olivia Carneiro é a atual 408ª do ranking, tendo ocupado o 325º lugar em janeiro. Sua adversária na estreia será a francesa de 14 anos Mathilde Ngijol Carre, 138ª colocada e também convidada pelos organizadores. Caso supere a primeira rodada, Carneiro pode enfrentar a tcheca Nikola Bartunkova, 16ª do ranking juvenil e já 350ª como no ranking profissional da WTA com apenas 16 anos. Bartunkova enfrenta a norte-americana Sonya Macavei. No mesmo setor da chave está a croata Petra Marcinko, número 1 juvenil e 330ª na WTA.
Carneiro disputou alguns torneios profissionais no Brasil e marcou seu primeiro ponto no ranking profissional em dezembro, quando avançou uma rodada em Curitiba. No início do mês, em São Paulo, furou um quali. Além disso, acompanhou a equipe brasileira na Copa Billie Jean King. Na semana passada, em Portugal, jogou o ITF J3 de Lousada, mas caiu na estreia.
Candiotto tentou o quali, Kuzuhara é cabeça 1
O Brasil ainda teve a paulista de 18 anos Ana Candiotto, 105ª no ranking, que tentou o quali e foi superada pela alemã Joelle Steur, também de 18 anos e 54ª do ranking, que marcou as parciais de 6/2 e 6/4 na última quinta-feira. Líder do ranking juvenil e campeão do Australian Open, o norte-americano Bruno Kuzuhara também disputa Roland Garros. O jogador que é nascido em São Paulo e fala português, é o cabeça 1 do torneio e estreia contra o turco Togan Tokac.